Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23491
Título: Influência da prática da atividade física sobre a presença de sintomas osteomusculares em técnicos administrativos de uma instituição pública de Campina Grande
Autor(es): Silva, Edgley Pereira
Palavras-chave: Saúde do trabalhador
Atividade física
Transtornos traumáticos cumulativos
Data do documento: 5-Jun-2019
Resumo: Introdução: A pratica da atividade física vem tomando papel de destaque nas discussões que envolvem a saúde dos seres humanos, e tida como uma pratica com potencial para diminuir os fatores de risco de doenças crônicas não transmissíveis. Objetivo: O objetivo desse estudo é avaliar se os trabalhadores que ocupam o cargo de técnico administrativo e praticam atividade física regularmente apresentam menores sintomas dolorosos osteomusculares quando comparado aos que não praticam atividade física. Materiais e Métodos: A pesquisa trata-se de um estudo transversal do tipo descritiva, na qual foi realizada aplicação do questionário Nórdico e do diagrama de Corlett, com os técnicos administrativos de uma Universidade Pública na cidade de Campina Grande na Paraíba. Resultados: O estudo teve uma amostra não probabilística de 22 técnicos administrativos, com a média de idade de 36,7 anos, com desvio padrão de ±7,3, e predominância do sexo masculino, 45,5% tem ensino superior, 45,5 tem pós graduação e 9% tem ensino médio completo, maioria pratica atividade física, e 95,5% da amostra sentem dor, onde o local com maior frequência entre os indivíduos foi à costa superior representando 80,9%. A análise estatística foi realizada utilizando o programa estatístico SPSS Statistics 22.0. Verificando média e desvio padrão da média e frequência dos resultados. Os dados foram submetidos a teste não paramétricos para amostras independentes, sempre considerando p < 0,05. Conclusão: A atividade física regular nesse estudo não se mostrou eficaz como fator minimizador dos sintomas osteomusculares quando feito isoladamente, sendo necessária a soma de outras ferramentas como, por exemplo, a ergonomia e a ginástica laboral que são métodos aplicados pela a fisioterapia para que sejam obtidos resultados satisfatórios na redução da dor dos técnicos administrativos.
Descrição: SILVA, E. P. Influência da prática da atividade física sobre a presença de sintomas osteomusculares em técnicos administrativos de uma instituição pública de Campina Grande. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23491
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edgley Pereira Silva.pdfPDF - Edgley Pereira Silva941.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.