Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23493
Título: Respostas metabólicas induzidas pelo o exercício de baixa intensidade associada a restrição de fluxo sanguíneo em indivíduos saudáveis: Uma revisão integrativa
Autor(es): Silva, Flávio Vinícius Dias
Palavras-chave: Metabolismo
Fluxo sanguíneo
Exercício de baixa intensidade
Data do documento: 12-Jun-2019
Resumo: Objetivo: revisar os aspectos voltados para as respostas metabólicas sistêmicas que podem ser desenvolvidas e/ou adaptadas no organismo através da utilização do exercício com restrição de fluxo sanguíneo. Método: o presente estudo é uma revisão integrativa acerca do conhecimento sobre as respostas metabólicas sistêmicas desenvolvidas e/ou adaptadas no organismo através da utilização do método KAATSU ou “Blood flow restriction”. Os descritores utilizados para a busca foram: “healthy volunteers” e “metabolism”. A combinação utilizada entre os descritores e os termos para a realização da busca foram: “blood flow restriction and metabolism and healthy volunteers” e “kaatsu and metabolism and healthy volunteers”. As bases de dados selecionadas para as pesquisas foram a Pubmed, Lilacs, PEDro, Scielo, Cochrane e Scopus. Resultados: foram incluídos 55 artigos após as buscas nas bases de dados selecionadas, gerando após o uso dos critérios de exclusão um número de 3 artigos para serem revisados para o presente estudo. Conclusões: observa-se que as variáveis avaliadas nos estudos, aparentemente não influenciaram significativamente nas respostas metabólicas desenvolvidas e/ou adaptadas no organismo. Apesar de haver aumentos nas concentrações de espécies reativas de oxigênio, lactato, proteínas de choque térmico e αB cristalina, parece que não foram capazes de gerar danos significativos às estruturas miofibrilares, não sendo significativo de alterações metabólicas presentes.
Descrição: SILVA, F. V. D. Respostas metabólicas induzidas pelo o exercício de baixa intensidade associada a restrição de fluxo sanguíneo em indivíduos saudáveis: Uma revisão integrativa. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23493
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávio Vinícius Dias Silva.pdfPDF - Flávio Vinícius Dias Silva589.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.