Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23494
Título: Benefícios de práticas integrativas e complementares oferecidas pelo sistema único de saúde no tratamento da dor crônica
Autor(es): Freitas, Larissa da Silva
Palavras-chave: Fisioterapia
Dor crônica
Práticas Integrativas e Complementares
Data do documento: 10-Jun-2019
Resumo: Introdução: Dor é a experiência sensorial e emocional desagradável associada ao dano tecidual real ou potencial, ou descrita em termos de tal dano. Quando o controle da dor não é alcançado satisfatoriamente a partir dos tratamentos comumente utilizados ou o paciente solicita e está aberto a um tratamento alternativo e modificado, é adequado que se considere a implementação de terapias complementares. Objetivo: Descrever os benefícios de Práticas Integrativas e Complementares oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no tratamento da dor crônica. Método: Foi realizada uma busca sistemática das publicações no período de fevereiro a abril de 2019 a partir das bases de dados eletrônicos LILACS, SCIELO e PUBMED, empregando-se os seguintes descritores combinados, nos idiomas português e inglês: terapias complementares e dor crônica; “complementary therapies and chronic pain”. Foram considerados artigos que tivessem sido publicados nos anos de 2017 e 2018. Resultados: Foram encontrados 478 artigos e após a aplicação dos critérios de elegibilidade, a seleção culminou em dezesseis artigos incluídos na revisão. As Práticas Integrativas e Complementares oferecidas nos estudos selecionados foram: hipnoterapia, auriculoterapia, acupuntura, yoga, homeopatia, osteopatia e musicoterapia. Conclusão: A inserção das Práticas Integrativas e Complementares no Brasil dentro dos sistemas públicos de saúde ainda é limitada, principalmente por causa da falta de investimentos governamentais, da escassez de profissionais habilitados e do modelo biomédico ainda prevalente. Assim, conclui-se a importância do aumento da produção científica de boa qualidade metodológica dentro do tema, para que a consistência das evidências científicas seja vista como incentivadora do processo de adesão das terapias nos sistemas de saúde.
Descrição: FREITAS, L. da S. Benefícios de práticas integrativas e complementares oferecidas pelo sistema único de saúde no tratamento da dor crônica. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23494
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa da Silva Freitas.pdfPDF - Larissa da Silva Freitas455.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.