Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23499
Título: Perfil da atuação fisioterapêutica na fibrose excessiva em pacientes submetidos a cirurgias plásticas
Autor(es): Lima, Danúsia Firmino de
Palavras-chave: Fibrose dérmica
Cirurgia estética
Tecido cicatricial
Data do documento: 3-Jun-2019
Resumo: Introdução: A fibrose excessiva é caracterizada pelo desenvolvimento de tecido conjuntivo fibroso em excesso, sendo uma complicação eventual das cirurgias estéticas e que se apresenta em diversos graus, ocasionando limitações e desconforto aos pacientes. O fisioterapeuta dermatofuncional é o profissional responsável por contribuir para sua resolução ou amenização, com o uso de recursos que irão reduzir o tempo de recuperação pós-operatória e proporcionar o retorno mais rápido do paciente às suas atividades de vida diária. Objetivo: Realizar uma investigação acerca dos recursos utilizados pelos fisioterapeutas brasileiros no tratamento da fibrose pós-operatória em sua prática clínica. Metodologia: Caracterizou-se como uma pesquisa do tipo descritiva exploratória, com abordagem quantitativa. A amostragem foi do tipo não probabilística por acessibilidade, composta por fisioterapeutas dermatofuncionais que atuavam nas principais regiões brasileiras. A coleta de dados foi realizada através de um formulário digital online produzido pelos pesquisadores. Os dados foram analisados de forma descritiva (frequência, média, porcentagem e desvio padrão) por meio de tabulações feitas no software SPSS. Resultados: Obteve-se um total de 45 participantes, com média de idade de 33,4 anos, distribuídos em maior prevalência na região nordeste e sul. Verificou também que a abdominoplastia, lipoaspiração e a mamoplastia de aumento foram as cirurgias mais atendidas no pós-operatório. O atendimento da fibrose pós operatória foi relatada por maioria dos profissionais da amostra, que afirmaram um grau moderadamente difícil para seu tratamento. Os recursos mais utilizados para o tratamento da fibrose excessiva foram os recursos manuais e a mobilização tecidual, ultrassom, drenagem linfática manual e a radiofrequência. Conclusão: Baseado nos dados encontrados foi possível caracterizar os diversos aspectos relacionados à atuação dos fisioterapeutas dermatofuncionais, de modo a elucidar sua abordagem clínica e percepção quanto ao tratamento desta complicação cirúrgica.
Descrição: LIMA, D. F. de. Perfil da atuação fisioterapêutica na fibrose excessiva em pacientes submetidos a cirurgias plásticas. 2019. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23499
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danúsia Firmino de Lima.pdfPDF - Danúsia Firmino de Lima586.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.