Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23501
Título: Efeitos analgésico do Método Ryodoraku em pacientes com disfunção temporomandibular
Autor(es): Vital, Ana Paula da Silva
Palavras-chave: Fisioterapia
Dor crônica
Síndrome da Disfunção da Articulação Temporomandibular
Data do documento: 3-Jun-2019
Resumo: Introdução: a disfunção temporomandibular é um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios, a ATM e estruturas associadas. Aproximadamente 12% da população geral é afetada por DTM e 5% da população tem sintomas graves o suficiente para justificar tratamento, sendo mais prevalente em mulheres.O desarranjo na ATM é considerado a causa mais frequente de dor orofacial crônica e por sua etiologia multifatorialsão recomendados tratamentosconservadores e reversíveis, que incluem a fisioterapia e o método ryodoraku, que podem ser utilizadas para o alívio da dor. Objetivo: analisar a eficácia do método ryodoraku sobre a analgesia das dores orofaciais e musculoesqueléticas dos pacientes com disfunção temporomandibular. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo experimental tipo ensaio clínico randomizado realizado na Clínica escola de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba, que foi constituído por dois grupos, um grupo experimental e um grupo controle. Os participantes assinaram o termo de consentimento livre esclarecido, passaram por uma avaliação clínica e posteriormente foram separados em dois grupos, sendo o grupo experimental submetido a 5 atendimentos com o método ryodoraku e o grupo controle submetido a 5 atendimentos com fisioterapia. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de ética e pesquisa da UEPB, mediante CAAE: 83285518.6.0000.5187. Resultados: o presente estudo foi composto por uma amostra total de 31 indivíduos portadores de disfunção temporomandibular com idade média geral de 31,45 ± 13,81 anos. Dentre os participantes houve prevalência do sexo feminino (n=22), compondo 70,97% da amostra, enquanto apenas 29,04 % eram do sexo masculino (n=9). Quanto ao grau de severidade da DTM encontrado na amostra, 13,64 % dos pacientes possuíam DTM leve, 40,91 % DTM moderada e 45,45 % DTM severa. Verificou-se que o método Ryodoraku promoveu uma maior redução significativa no quesito índice de dor dos pacientes do grupo intervenção (p=0,019) ,quando comparados aos pacientes do grupo controle que recebeu tratamento fisioterapêutico (p=0,038). Quanto aos dados referentes ao índice de dor e a presença de dor orofacial no momento pré e pós intervenção não houve diferença significativa entre os dois grupos. Considerações finais: de acordo com os resultados apresentados no presente estudo, podemos inferir que o Método Ryodoraku tem eficácia na analgesia das dores orofaciais dos pacientes com disfunção temporomandibular, apresentando resultados significativos (p=0,019) com relação a redução do quadro álgico.
Descrição: VIDAL, A. P. da S. Efeitos analgésico do Método Ryodoraku em pacientes com disfunção temporomandibular. 2019. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23501
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula da Silva Vidal.pdfPDF - Ana Paula da Silva Vidal800.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.