Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23503
Título: Doença periodontal: o que mudou sob a ótica da nova classificação (2017)
Autor(es): Policarpo, Diogo Guedes
Palavras-chave: Doença periodontal
Periodontia
Periodontite
Data do documento: 23-Mai-2019
Resumo: A doença periodontal se apresenta como uma das patologias mais comuns da cavidade bucal que compromete os tecidos de proteção e sustentação dos dentes. De acordo com a Academia Americana de Periodontia e Federação Europeia de Periodontologia, a necessidade de atualização nos padrões clínicos dessa doença impulsionou uma nova classificação para as doenças periodontais e peri-implantares. O objetivo desta revisão de literatura foi apresentar as principais alterações que ocorreram na classificação das doenças periodontais e detalhar, mais especificamente, as mudanças ocorridas quanto a classificação das periodontites crônica e agressiva através da explanação de um caso clínico. A metodologia utilizada para realizar esta revisão foi a leitura e compreensão dos artigos que regem a nova classificação, bem como os conceitos que a precedem para permitir a comparação entre ambas. Além disso, pudemos descrever e analisar um caso clínico de uma paciente atendida na Clínica Escola do Curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Campus I. O diagnostico para o caso de acordo com a nova classificação internacional foi de periodontite estágio IV e grau C. O plano de tratamento estabelecido foi seguindo os conceitos da nova classificação das doenças periodontais, tais como: tratamento periodontal básico e padrão ouro, debridamento mecânico das áreas afetadas; Uso de antimicrobianos e Probióticos como terapia coadjuvante. Além de exodontias e instalação de prótese imediata devido fator estético da paciente; Terapia Fotodinâmica e esplintagem em dentes inferiores para estabilização do periodonto. Dessa forma a atualização na classificação, nos direciona ao tratamento mais preciso e menos genérico de acordo com cada caso, além do conceito ampliado de saúde que nos permite enxergar às diversas necessidades de tratamento que não se limitam a condição bucal do paciente e sim, ao seu bem-estar biopsicossocial.
Descrição: POLICARPO, D. G. Doença periodontal: o que mudou sob a ótica da nova classificação (2017). 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23503
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diogo Guedes Policarpo.pdfPDF - Diogo Guedes Policarpo462.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.