Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23506
Título: Planejamento familiar x Assistência à concepção: Compreensão de profissionais da atenção primária
Autor(es): Rodrigues, Júlia Gabriela de Medeiros
Palavras-chave: Planejamento familiar
Técnicas reprodutivas
Atenção Primária à Saúde
Data do documento: 10-Abr-2019
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a compreensão sobre a assistência à concepção de profissionais da Estratégia de Saúde da Família, enquanto ação do planejamento familiar. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo, desenvolvido através de entrevistas, com médicos e enfermeiros das equipes da saúde da família, no período de setembro de 2016 a dezembro de 2017, utilizando-se a Análise de Conteúdo com ênfase na Análise Temática. Os discursos dos profissionais revelaram que, embora teoricamente seja conteúdo familiar, a assistência à concepção na atenção primária, não é sistematizada; que eventualmente usuários mulheres procuram o serviço, mas, na atenção primária se sentem despreparados para atender e captá-los; e, para garantir o que apregoa o aparato legal urge pactuar serviços referência na rede de atenção à saúde. Conclui-se que os profissionais evidenciam a relevância do tema e a existência de demanda reprimida para a assistência à concepção, consideram importante o atendimento diferenciado aos sujeitos que buscam, reconhecem a pouca resolutividade em função das ausências de ações de educação permanente nos serviços de saúde e, atestam a lacuna na formação profissional nas instituições de ensino superior.
Descrição: RODRIGUES, J. G. de M. Planejamento familiar x Assistência à concepção: Compreensão de profissionais da atenção primária. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23506
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Júlia Gabriela de Medeiros Rodrigues.pdfPDF - Júlia Gabriela de Medeiros Rodrigues457.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.