Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23507
Título: Avaliação da dependência funcional e do grau de autonomia de idosos institucionalizados
Autor(es): Bezerra, Thamires Mayara Alves
Palavras-chave: Envelhecimento
Idosos institucionalizados
Autonomia
Vulnerabilidade
Data do documento: 28-Mai-2019
Resumo: OBJETIVO: Avaliar a dependência funcional e o grau da autonomia de idosos institucionalizados. MÉTODOS: Trata-se de um estudo do tipo transversal, descritivo com abordagem quantitativa, realizado com 20 idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência por meio de um questionário semiestruturado, do Índex de Katz e Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional IVCF-20. Os dados coletados foram compilados, armazenados e analisados com o programa Statistical Package for the Social Sciences versão 22.0, sendo realizada a análise descritiva das variáveis. RESULTADOS: Observou-se que 85% (17) dos idosos institucionalizados são do sexo feminino, 80% (16) possuíam idade igual ou superior aos 75 anos, 50% (10) apresentaram-se com estado civil solteiros, 90% (18) relataram ser católicos, 95% (19) fazia uso de até de mais de quatro medicamentos; 95% (19) apresentaram dependência de moderada a muito dependente e 75% (15) apresentaram-se como alto índice de vulnerabilidade clínico-funcional. CONCLUSÃO: Com base nos resultados, constata-se que os entrevistados apresentaram dependência funcional e déficits na sua autonomia. Nesse contexto, torna-se importante que a comunidade científica, gestores e profissionais de saúde busquem soluções viáveis de garantia de um cuidado contínuo a serem prestadas as pessoas idosas institucionalizadas.
Descrição: BEZERRA, T. M. A. Avaliação da dependência funcional e do grau de autonomia de idosos institucionalizados. 2019. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23507
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thamires Mayara Alves Bezerra.pdfPDF - Thamires Mayara Alves Bezerra496.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.