Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23508
Título: Polimedicação em idosos: Revisão integrativa
Autor(es): Remígio, Amanda da Silva
Palavras-chave: Polimedicação
Uso de medicamentos
Envelhecimento
Idoso
Data do documento: 12-Jun-2019
Resumo: INTRODUÇÃO: Polimedicação é o uso concomitante de cinco ou mais medicamentos dentro de um mesmo período. Esse agravo acomete mais a população idosa, devido ao aumento do número de doenças nessa faixa etária, tornando-a mais vulnerável e sujeita ao uso de muitos fármacos. OBJETIVO: Reunir informações mais atuais e relevantes, por meio da literatura científica, sobre a polimedicação em indivíduos idosos. METODOLOGIA: O levantamento bibliográfico foi realizado durante o período de dezembro de 2018 a maio de 2019, por meio da fonte de busca BVS, nas bases de dados MEDLINE, LILACS e BDENF. RESULTADOS: Na busca inicial foram encontrados dois mil setecentos e quarenta artigos nas bases de dados. Os artigos incluídos são de diferentes países sendo maioria do Brasil e publicados em inglês. Todos os estudos evidenciaram polifarmácia relatada pelos idosos, sendo a prevalência maior no sexo feminino e com idade de 75 anos ou mais. CONCLUSÃO: A polimedicação é um grave problema de saúde pública, devido aos altos custos com os serviços de saúde e medicações, sem que isso traga uma qualidade de vida melhor ao idoso. Portanto, educar a população, qualificar os profissionais de saúde e o trabalho multidisciplinar em equipe são formas de incentivar e fortalecer a segurança do paciente.
Descrição: REMÍGIO, A. da S. Polimedicação em idosos: Revisão integrativa. 2019. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23508
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda da Silva Remígio.pdfPDF - Amanda da Silva Remígio291.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.