Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23511
Título: Uso de filtro doméstico seguido de reator fotocatalítico para tratamento de água de abastecimento público
Autor(es): Sátiro, Josivaldo Rodrigues
Palavras-chave: Processo Oxidativo Avançado
Tratamento de Água
Potabilização
Filtro Doméstico
Eutrofização
Data do documento: 29-Mai-2019
Resumo: A presença de linhagens de cianobactérias produtoras de cianotoxinas tem efeitos negativos nos corpos hídricos em particular nos destinados ao abastecimento público devido ao efeito nocivo dessas substâncias à saúde humana e de animais, pois produzem substâncias tóxicas solúveis em água. Em geral as cianotoxinas não são removidas pelas tecnologias convencionais de potabilização de água. O objetivo desse estudo foi constatar a viabilidade do uso do filtro de barro seguido de um processo oxidativo avançado na remoção de cianobactérias e cianotoxinas, observando o uso sustentável de baixo custo no tratamento caseiro como uma solução para populações que não têm acesso a água tratada. A pesquisa foi realizada em três etapas: coleta da água do açude Saulo Maia (município de Areia), preparação da água de estudo (AE) e aplicação do efluente no reator fotocatalítco com o processo oxidativo avançado (UV/H2O2). Foram realizados seis ensaios, para cada efluente dos filtros domésticos, com diferentes dosagens de H2O2 (5, 25, 50, 100, 500, 1000 Mm) e tempos de detenção de 1; 2,5; 5; 15; 30; 45 e 60 minutos. Os resultados mostraram que a filtração utilizando o filtro de cerâmica foi eficiente para remoção de cor (100%) e turbidez (99%). Não foi eficaz a remoção de MC-LR nos filtros domésticos deixando um residual de 1,7 µg.L^-1, necessitando assim, de um processo completar para oxidação do poluente. Aplicando no reator o processo oxidativo avançado com a utilização de fotólise homogênea (H2O2 /UV). A melhor dosagem encontrada para a degradação de MC-LR, foi a de 1000 mM de H2O2 e tempo de oxidação de 60 minutos. Obtendo concentração de MC-LR de (de 0,6 µg.L^-1) e total ausência de células de M. aeruginosa a partir do tempo de 5 minutos para as dosagens de 25 a 1000 mM. Pode-se observar que os principais parâmetros preconizados pela Portaria de Consolidação 05/2017 do Ministério da Saúde, estão em conformidade para potabilização da água de abastecimento público. O sistema operacional proposto, com filtração utilizando filtro doméstico de cerâmica seguido de aplicação do POA, em reator fotocatalítico aliado à UV/H2O2 se mostrou um tratamento eficiente para remoção de M.aeruginosa e microcistina-LR sendo eficaz para a potabilização e remediação de ambientes eutrofizados.
Descrição: SÁTIRO, J. R. Uso de filtro doméstico seguido de reator fotocatalítico para tratamento de água de abastecimento público. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23511
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josivaldo Rodrigues Sátiro.pdfPDF - Josivaldo Rodrigues Sátiro1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.