Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23514
Título: A inserção das novas tecnologias da informação e comunicação no contexto educacional
Autor(es): Tavares, Rosenilda Pereira da Silva
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem
Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs
Tecnologia educacional
Recursos didáticos
Data do documento: 19-Fev-2019
Resumo: Na sociedade contemporânea, os recursos didáticos e metodológicos utilizados na escola estão sendo convidados a trilhar os novos caminhos da tecnologia. Atualmente, a tecnologia não está tão distante do dia-a-dia da escola, mas o seu uso, e o acesso associado à produção do conhecimento significativo representam as ausências na educação. Não se trata da ausência física, material, mas de conhecimento, de saber pedagógico. Com base no exposto, objetivou se evidenciar como os professores da Escola Estadual João Rogério Dias de Toledo, situada no município de Assunção/PB, integram e percebem o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs), no contexto escolar e na construção do conhecimento. Compuseram o recorte amostral da pesquisa, cinco professores do quadro docente da unidade escolar, com formação em diversas áreas do ensino fundamental II e médio e os dados foram coletados através da aplicação de um questionário com perguntas abertas. Os principais resultados apontaram que as novas tecnologias estão presentes na escola, mas os professores enfatizaram, que, apesar de terem acesso as NTICs e reconhecerem sua importância, ainda não conseguem integrá-las ao fazer pedagógico de forma significativa, por várias razões: Os meios tecnológicos digitais são considerados pelos professores apenas tecnologias; Os docentes se veem apenas como usuários/receptores; Na escola, a relação amistosa entre novas tecnologias e pedagogia encontra-se em processo de conhecimento e adaptação. A resistência ao novo, à falta de instrução em relação aos diversos usos – o como, o para e o porquê usar-, a visão de que estamos diante da solução para todos os problemas educacionais, a inacessibilidade, são alguns entraves que se colocam entre a escola e as tecnologias. Diante das teorias estudadas e da nossa experiência, tornou-se mais evidente que o uso da tecnologia no contexto escolar requer formação, envolvimento e compromisso de todos os protagonistas do processo educacional (professores, diretores, supervisores, coordenadores pedagógicos), no sentido de repensar o processo de ensino e aprendizagem diante da sociedade do conhecimento.
Descrição: TAVARES, R. P. da S. A inserção das novas tecnologias da informação e comunicação no contexto educacional. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23514
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosenilda Pereira da Silva Tavares.pdfPDF - Rosenilda Pereira da Silva Tavares470.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.