Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23529
Título: Nível de aderência da legislação brasileira às normas contábeis no terceiro setor: O caso dos Condomínios Horizontais de Campina Grande – Paraíba
Autor(es): Wanderley, Naiara Maira
Palavras-chave: Normas contábeis
Condomínio horizontal
Contabilidade condominial
Terceiro setor
Data do documento: 18-Mai-2021
Resumo: O objetivo desse trabalho é identificar o nível de aderência às normas contábeis pelos síndicos condominiais. Verificar o uso da contabilidade como instrumento apropriado no processo de controle e gestão, bem como se as informações contábeis gerenciais e financeiras são utilizadas no processo de tomada de decisão. O estudo tem como metodologia a abordagem empírico-analítica de caráter descritivo com base em análise de documentos, bibliografias e formulários. Realizou-se um levantamento com os síndicos através de questionário utilizando a coleta de dados como base para diagnosticar a adesão dos condomínios às normas contábeis conforme prevê a Norma Brasileira de Contabilidade (ITG 2002/2012) que também fixa regras para entidades sem finalidade de lucros. Obteve-se uma amostra com 11 respondentes. A análise dos dados foi realizada por acessibilidade da informação. Não foi possível identificar a quantia exata do número de condomínios horizontais da cidade de Campina Grande. Os resultados obtidos indicaram que os condomínios aderem fortemente ao uso das informações contábeis, gerenciais e financeiras, sejam elas quanto à tomada de decisão, à elaboração do orçamento anual, ao controle de fluxo de caixa e à prestação de contas anual para a assembleia. Obtêm a informação como meio de auxiliá-los no planejamento da fixação de metas e no controle das finanças do condomínio. Revelaram a importância de uma assessoria competente para a administração do condomínio, a relevância na apresentação das informações econômico-financeiras de forma adequada de modo que estejam dentro das normas estabelecidas na ITG 2002/2012 (normas utilizadas para entidades sem fins lucrativos).
Descrição: WANDERLEY, N.M, Nível de aderência da legislação brasileira às normas contábeis no terceiro setor: o caso dos Condomínios Horizontais de Campina Grande – Paraíba, 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23529
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Naiara Maíra Wanderley TCC 27052021.pdfPDF - Naiara Maíra Wanderley1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de entrega0001.pdfTermo de depósito327.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.