Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2354
Título: Desejo e insatisfação: a histeria da contemporaneidade
Autor(es): Rocha, Amanda Ramalho
Palavras-chave: Histeria
Psicanálise
Contemporaneidade
Data do documento: 14-Nov-2013
Resumo: Instigada por um atendimento clínico realizado com uma jovem histérica de vinte e dois anos na clínica-escola de Psicologia e por estudos teóricos ao longo da graduação, desenvolvo esse artigo que pretende explanar sobre a histeria na contemporaneidade. O que quer uma mulher? Onde investir a libido: no parceiro, no lar, na profissão, filhos, jornada de beleza? São muitas questões que se colocam frente ao enigma do desejo da mulher. Com a globalização há uma excessiva preocupação com a beleza e o corpo. O corpo é colocado em evidência e a mídia é o principal meio difusor de modelos a serem seguidos pelas histéricas. Incompleta, devido à ausência do falo, a completude de sua existência é representada pelo corpo, corpo este que é motivo de insatisfação. Inconscientemente, a histérica faz de tudo para manter seu desejo insatisfeito, vai da escolha do parceiro amoroso à escolha do sapato que quer comprar, é sempre a escolha errada. Desde o princípio da psicanálise a histérica é objeto de estudo e parceira em sua criação. Hoje, a histérica é objeto da mídia, do comércio, das clínicas médicas e estéticas.
Descrição: ROCHA, A. R. Desejo e insatisfação: a histeria da contemporaneidade. 2013. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2354
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Ramalho Rocha.pdfAmanda Ramalho Rocha376.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.