Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23541
Título: A fala como um recurso didático socioconstrutivista: uma proposta de atividade para o ensino fundamental
Autor(es): Fideles, Layla Helena Alves de Souza
Palavras-chave: Habilidades comunicativas
Oralidade
Socioconstrutivismo
Relato autobiográfico
Data do documento: 3-Mai-2021
Resumo: Trabalhar a língua materna na perspectiva do socioconstrutivismo é primordial na nossa sociedade, e isso implica considerarmos que a subjetividade de cada aluno pode e deve ser o ponto de partida para o ensino. Dessa forma, é necessário pensarmos em práticas escolares interativas que valorizem a natureza social e interacional dos discentes, visto que a construção do conhecimento não se dá de forma individual, mas sim a partir das relações entre os sujeitos, tendo o professor como mediador desse processo. Sendo assim, as quatro habilidades comunicativas (ler, ouvir, falar, escrever) discutidas por Antunes (2003) e Ferrarezi Jr. (2014), são os meios principais para a inserção em tais práticas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal discutir sobre o desenvolvimento, especialmente, da oralidade na sala de aula, enfatizando a importância da linguagem oral e do uso que fazemos dela em situações reais de fala. Como objetivos específicos, nos propomos a i) refletir sobre as concepções de ensino, ii) destacar as habilidades comunicativas e iii) enfatizar a importância da construção de espaços de diálogos nas aulas de língua materna. Para tanto, iremos discorrer sobre a necessidade e urgência de se propiciar a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, para que por meio das habilidades da comunicação ele seja um ser mais participativo, crítico e consciente da importância da fala nas mais diversas situações da vida social. Sendo assim, para fundamentação teórica desta pesquisa, foram feitas revisões bibliográficas com bases nos seguintes autores: Ferrarezi Jr. (2014), Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018), Freire (1996), Penin (2001), Oliveira (2010), Antunes (2003; 2009), Marcuschi (1997; 2005), dentre outros. Por se tratar de uma pesquisa de abordagem qualitativa, além de refletirmos sobre a temática exposta e sua relevância para o ensino de língua, iremos apresentar na seção metodológica uma proposta de atividade, organizada em três etapas que podem ser aplicadas com turmas do ensino fundamental. Tal intervenção tem como base o gênero relato autobiográfico e visa apresentar, de forma prática, como a fala pode ser, de fato, um recurso indispensável para ser abordado/desenvolvido em sala de aula.
Descrição: FIDELES, L. H. A. de S. A fala como um recurso didático socioconstrutivista: uma proposta de atividade para o ensino fundamental. 2021. 26f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23541
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Layla Helena Alves de Souza Fideles.pdfPDF- Layla Helena Alves de Souza Fideles.pdf871.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito443.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.