Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23561
Título: Desafios enfrentados pelos idosos acerca da perda gradativa de autonomia: Revisão integrativa
Autor(es): Andrade, Maria Regina Lacerda de
Palavras-chave: Idosos
Envelhecimento
Autonomia
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: Introdução: O processo de envelhecimento humano caracteriza-se por um conjunto de mudanças ao longo da vida, nos contextos sociais, biológicos, psicológicos, econômicos e funcionais. Durante o envelhecer, observa-se um aumento nas perdas, tanto físicas quanto sociais, déficits cognitivos e motores, surgimento de doenças crônicas, fraqueza muscular, e o comprometimento da capacidade funcional da pessoa idosa. A priorização do autocuidado dar-se pela busca da realização de atividades comumente executadas no cotidiano, que dependendo do agravo há perda parcial ou total da função. Objetivo: avaliar a produção científica acerca dos desafios enfrentados pelos idosos na perda gradativa de autonomia relacionada ao processo de envelhecimento. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa realizada por meio da coleta de dados a partir de fontes secundárias. Priorizou-se em selecionar os artigos por meio da relevância com o tema estudado e os filtros utilizados, nas bases de dados selecionadas. Na primeira busca obtive-se 388 artigos na BVS e 24 na SciElo. Resultados: após análise criteriosa obteve-se o total de 08 artigos como resultado final do estudo, classificados em três eixos temáticos que possibilitaram a discussão: perda da autonomia no contexto social; fatores que contribuem para a perda da autonomia; medidas para a manutenção da autonomia dos idosos. Considerações Finais: Conclui-se que o processo de envelhecimento traz desafios a serem enfrentados, visto que com o passar dos anos a funcionalidade, dependência e autonomia do idoso sofrem declínio. Ressalta-se a importância das equipes multidisciplinares com enfoque na enfermagem desenvolverem ações para promoção a saúde da população idosa.
Descrição: ANDRADE, M. R. L. de. Desafios enfrentados pelos idosos acerca da perda gradativa de autonomia: Revisão integrativa. 2019. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23561
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Regina Lacerda de Andrade.pdfPDF - Maria Regina Lacerda de Andrade430.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.