Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23562
Título: A utilização de plantas medicinais entre idosos participantes da Universidade Aberta À Maturidade (UAMA)
Autor(es): Bezerra, Maria Mércia
Palavras-chave: Práticas Integrativas e Complementares
Plantas Medicinais
Saúde do idoso
Envelhecimento
Data do documento: 4-Jun-2019
Resumo: A terapia a base de plantas medicinais é um método muito antigo que está entre a gerações desde os tempos mais primitivos, e os idosos são apontados como os maiores utilizadores e detentores do conhecimento desta prática. Este estudo teve como objetivo analisar o uso de plantas medicinais entre os idosos participantes da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA), identificando as principais plantas utilizadas, formas de preparo, formas de uso, partes usadas, meio de aquisição, e assim, comparar com a literatura. Trata-se de uma pesquisa transversal, de caráter exploratório descritivo, com abordagem quantitativa. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, contendo informações sociodemográficas e questões relacionadas as plantas medicinais. Participaram da pesquisa 55 idosos, que apontaram 32 plantas de espécies diferentes de uso habitual. No entanto, foram descritas as 10 plantas mais citadas: cidreira, boldo, camomila, capim-santo, romã, alecrim, hortelã, endro, erva-doce e espinheira santa. Foi relatado o uso de plantas medicinais por 87,3% dos idosos, estas adquiridas principalmente em supermercados, mercados ou feriras. Observou-se que a folha é a parte da planta mais utilizada, sendo a infusão a forma de preparo mais predominante e o chá a forma de uso mais comum entre os idosos. É evidente o conhecimento que os idosos possuem sobre as plantas medicinais e como esse método se tornou um importante recurso terapêutico no dia a dia dos idosos, sendo assim, a maioria das indicações terapêuticas relatadas por eles coincidiram com as abordadas na literatura, embora grande parte deles tenham adquirido o conhecimento através dos próprios familiares.
Descrição: BEZERRA, M. M. A utilização de plantas medicinais entre idosos participantes da Universidade Aberta À Maturidade (UAMA). 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23562
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Mércia Bezerra.pdfPDF - Maria Mércia Bezerra547.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.