Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23563
Título: Percepção das puérperas sobre violência obstétrica: Uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): Gouveia, Ana Caroline Soares
Palavras-chave: Violência contra a mulher
Parto
Gestação
Violência obstétrica
Data do documento: 13-Jun-2019
Resumo: A violência contra mulher é uma realidade presente desde o princípio da humanidade e permanece fortemente enraizada no contexto social. Apresentada de diversos aspectos, a violência contra mulher tem proporções desastrosas na vida da vítima. Este trabalho aborda em específico uma violência ocorrida dentro dos serviços de saúde, a violência obstétrica a qual é caracterizada de maus tratos físicos, psicológicos e verbais, assim como procedimentos desnecessários e danosos realizados contra a mulher durante o ciclo grávido-puerperal. A escolha de abordar o tema violência obstétrica justifica-se pela relevância do tema e ao impacto que traz. Tratar desta temática é de grande valia para que mais pessoas possam ter conhecimento sobre este tipo de violência. O objetivo do trabalho é verificar o estado da arte quanto à percepção de puérperas sobre violência obstétrica e o conhecimento sobre os atos caracterizadores. A presente pesquisa se trata de uma Revisão Integrativa da Literatura, com coleta de dados e apresentação dos resultados que corroboram sobre a percepção das puérperas sobre violência obstétrica. É possível constatar que o conhecimento das mulheres sobre o tema e os atos caracterizadores de violência obstétrica ainda é muito restrito, muitas mulheres acreditam que as intervenções no parto são benéficas e facilitam o processo de nascimento. Questões sociais, econômicas, de gênero, culturais e a baixa escolaridade foram vistas como fatores que influenciam a ocorrência de violência obstétrica. Este tema gera muitas discussões sobre quais impactos a violência obstétrica causa nas parturientes. Neste sentido, a assistência humanizada em todos os níveis de atenção à saúde, a fiscalização da formação dos profissionais de saúde, desconstrução do modelo biomédico e o empoderamento feminino são fundamentais para erradicar esse mal.
Descrição: GOUVEIA, A. C. S. Percepção das puérperas sobre violência obstétrica: Uma revisão integrativa da literatura. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23563
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Caroline Soares Gouveia.pdfPDF - Ana Caroline Soares Gouveia671.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.