Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23568
Título: Disfunção salivar: Muitos sofrem poucos conhecem
Autor(es): Menezes, Karla dos Santos
Palavras-chave: Hipossalivação
Xerostomia
Diminuição salivar
Data do documento: 13-Jun-2019
Resumo: Há várias doenças e alterações fisiológicas que tem como consequência a disfunção salivar e/ou xerostomia. Descrita como redução do fluxo salivar ou uma alteração dos componentes da saliva, a xerostomia corresponde a sensação de boca seca, um sintoma que pode ou não estar acompanhado de hipossalivação. Representam dois conceitos diferentes, apesar da utilização indiscriminada, muitas vezes subdiagnosticados pelos cirurgiões-dentistas. Esse trabalho trata se de uma revisão integrativa para o qual foi realizada uma pesquisa nas bases de dados LILACS, SciELO, PubMed e Biblioteca Virtual de Saúde. A proposta deste trabalho é apresentar uma revisão de literatura sobre a disfunção salivar, etiologia, diagnóstico e tratamento. Enfatiza-se a importância clínica e a necessidade do diagnóstico precoce na tentativa de melhorar a qualidade de vida dos pacientes acometidos. Os diversos protocolos para o tratamento de hipossalivação são paliativos ou preventivos e ainda não se obteve um consenso geral sobre o mais efetivo. Portanto, são necessários mais estudos nessa área para que ocorra uniformização.
Descrição: MENEZES, K. dos S. Disfunção salivar: Muitos sofrem poucos conhecem. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23568
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karla dos Santos Menezes.pdfPDF - Karla dos Santos Menezes907.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.