Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23577
Título: O letramento digital no contexto de ensino remoto: uma investigação entre graduandos da Universidade Estadual da Paraíba/ Campus III
Autor(es): Silva, Ivanilza Pereira da
Palavras-chave: Ensino remoto
Letramento digital
Ferramentas digitais
Data do documento: 10-Mai-2021
Resumo: Buscando compreender de que forma graduandos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus III, se apropriaram do letramento digital durante o semestre 2020.1, e como se deu o rendimento do aprendizado por meio do ensino remoto emergencial, este trabalho apresenta uma investigação acerca do processo de apropriação das ferramentas digitais pelos alunos matriculados em diversos cursos da instituição, em período atípico de pandemia da Covid-19. Diante disso, nosso objetivo geral consiste em analisar o desenvolvimento do letramento digital vivenciado pelos alunos do ensino superior mediante à realidade da pandemia, identificando se houve um bom aproveitamento dos estudos e quais os principais desafios por eles enfrentados durante o retorno às aulas na modalidade remota. Sendo assim, destacamos como objetivos específicos: (i) discorrer sobre o letramento digital e suas implicações para o ensino; (ii) refletir sobre as condições de acessibilidade dos graduandos da UEPB às aulas remotas e, também, sobre o desempenho no manuseio de ferramentas digitais; (iii) discutir os resultados gerados a partir da aplicação de um questionário com estudantes da UEPB. Nessa direção, a presente pesquisa se alinha aos pressupostos da abordagem qualitativa por não só refletir e problematizar sobre um determinado fenômeno, mas, sobretudo, por buscar, a partir de dados concretos, evidenciar os fatores que o influenciam. Dessa maneira, utilizamos como instrumento para geração de dados um questionário com nove questões, por meio das quais pudemos ratificar em seus resultados, os apontamentos discutidos ao longo deste trabalho a partir das contribuições de autores como: Arruda (2020), Azevedo, et. al. (2018), Barreto (2004), Kleiman (2005; 2007), Ribeiro & Cabral (2020), Rojo (2009), Soares (2009) entre outros.
Descrição: SILVA, I. P. da. O letramento digital no contexto de ensino remoto: uma investigação entre graduandos da Universidade Estadual da Paraíba/ Campus III. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23577
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Ivanilza Pereira da SilvaPDF- Ivanilza Pereira da Silva1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito510.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.