Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23591
Título: O desenvolvimento da leitura crítica a partir do gênero charge
Autor(es): Lopes, Fabrício de Oliveira
Palavras-chave: Leitura
Leitor crítico
Gêneros textuais
Charge
Data do documento: 10-Mai-2021
Resumo: Considerando a importância de se promover um ensino de leitura pautado numa perspectiva crítica e reflexiva, nosso trabalho de pesquisa tem como objetivo principal discutir e refletir sobre as contribuições do gênero charge para o desenvolvimento e formação crítica do aluno- leitor. Dessa maneira, buscamos também pontuar de forma geral como os gêneros textuais são instrumentos de fundamental importância nesse processo de ampliação e melhor apropriação da leitura. Assim, como objetivos específicos propomos: expor as principais limitações encontradas para o ensino de leitura na formação do leitor crítico; discutir o papel formador dos educadores acerca das práticas de leituras desenvolvidas em sala de aula; apresentar, a partir do gênero charge, como é possível promover na sala de aula a mediação dessa formação. Sabendo-se que uma das principais dificuldades para o engajamento do indivíduo com a leitura é o modo que os textos são trabalhados na escola, apresentando, muitas vezes, limitações em seu aprofundamento e dificultando o desenvolvimento de leitores proficientes, devemos considerar que o nosso aluno já possui múltiplas leituras e múltiplos letramentos internalizados, os quais precisam ser ampliados. Assim sendo, iremos apresentar os resultados de uma atividade de intervenção com o gênero charge, a qual foi realizada, de forma remota, com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal do interior da Paraíba. Justificamos a relevância da escolha da charge por ser um gênero que possui recursos verbais e imagéticos, sendo assim multimodal, além de apontar para questões sociais. Partindo dele, o leitor poderá ativar múltiplas leituras observando como e por que estão empregados os recursos verbais e semióticos. Dessa maneira, a nossa pesquisa que é de abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa-ação e encontra-se fundamentada teoricamente nos estudos de autores como: Kleiman (2005), Martins (1994), Soares (2010), Oliveira (2010), Rojo (2009), Koch & Elias (2010); Ferrarezi Jr (2014), Ferrarezi Jr. & Carvalho (2017), Marcuschi (2008), Pedrosa (2018) dentre outros, que trazem considerações enriquecedoras para as nossas discussões. Os resultados do nosso estudo reforçam o quanto pode ser válido o trabalho com esse gênero no que diz respeito ao desenvolvimento da capacidade de reflexão e intepretação textual dos alunos.
Descrição: LOPES, F. de O. O desenvolvimento da leitura crítica a partir do gênero charge. 2021. 26f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23591
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabrício de Oliveira LopesPDF - Fabrício de Oliveira Lopes1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito220.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.