Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23597
Título: Afeto, lembranças e som: uma construção da memória dos programas de auditório do rádio Campinense
Autor(es): Viana, Ana Geisa Barbosa
Palavras-chave: Rádio
Memória
Rádio Borborema
Data do documento: 20-Mai-2021
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Esta monografia apresenta relatos e memórias dos programas de auditório do rádio na cidade de Campina Grande - PB, entre as décadas de 1940 à 1960. Busca recuperar aspectos históricos de uma época áurea do rádio, em que os programas de auditório se constituíam como espaços de entretenimento para a sociedade local e, por isso, tiveram um importante papel no desenvolvimento sociocultural do município. Como aporte teórico levantou-se pesquisas de autores como Maior (2015), Freitas (2006), Tinhorão (1981), Calabre (2013). A partir da literatura sobre a história do rádio e metodologia da História Oral, foi possível realizar entrevistas para a coleta de relatos, informações e documentos sobre aqueles que estrelaram na radiofonia campinense, considerando as singularidades que marcaram a atuação dos profissionais no período, dentro de uma conjuntura histórica e social da época. O trabalho aqui apresentado resulta, portanto, na construção de memória feita a partir de relatos e arquivos documentais daqueles que testemunharam uma época áurea do rádio, e que até hoje influenciam na maneira de produzir entretenimento. Por fim, este trabalho contribui para legitimação e perpetuação da história dos programas de auditório para as gerações futuras.
Descrição: VIANA, A. G. B. Afeto, lembranças e som: uma construção da memória dos programas de auditório do rádio campinense. 2021. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Jornalismo, Centro de Ciência Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23597
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Geisa Barbosa Viana.pdfTCC - ANA GEISA BARBOSA VIANA1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito.pdfTermo_de_Deposito98.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.