Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23598
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lira, Renaly Estefani dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-04T11:36:51Z | - |
dc.date.available | 2021-06-04T11:36:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6521 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23598 | - |
dc.description | LIRA, R. E. S. O uso dos memes para o ensino da língua inglesa. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O meme, gênero digital que se tornou comum para a comunicação e humor, pode ser utilizado no contexto educacional de ensino de línguas para a apresentação de conteúdos gramaticais e textuais, como também pode ser uma ferramenta facilitadora para o ensino de inglês. Sendo o desenvolvimento do senso crítico do alunado um dos principais fatores para a formação do cidadão, o presente trabalho, busca analisar como a utilização dos memes podem contribuir para o desenvolvimento da criticidade, visto que, eles podem abordar uma gama de conteúdos que instigam o pensamento crítico e a elaboração de opiniões. Para isso, esta pesquisa angariou-se na concepção de meme trazida por Dawkins (1976) e aprimorada por Blackmore (2005). Seu conceito sendo trazido para o atual contexto dos memes na internet por Horta (2015) como gênero digital que são compartilhados online e possuem caráter híbrido se caracterizando como uma das facetas dos multiletramentos¸ que proporciona assim, novas práticas de leitura. Partindo também dos pressupostos da gramática contextualizada, os memes podem funcionar como um meio que proporciona tal contextualização. Esta pesquisa realizada no ano de 2021, através do estudo de caso e por intermédio de uma sequência didática aplicada em 2019. Assim, foi possível verificar a utilização dos memes como modeladores na contextualização do ensino da língua inglesa e, ao mesmo tempo para a construção e desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Thiago Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Meme | pt_BR |
dc.subject | Gênero digital | pt_BR |
dc.subject | Multiletramento | pt_BR |
dc.subject | Criticidade | pt_BR |
dc.subject | Gramática contextualizada | pt_BR |
dc.title | O uso dos memes para o ensino da língua inglesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
(TCC) RENALY LIRA.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA DEPÓSITO.pdf | 121.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.