Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23602
Título: Percepção estética periodontal: uma revisão de literatura
Autor(es): Gregório, Nívea Maria Nery
Palavras-chave: Odontologia
Periodontia
Data do documento: 14-Mai-2021
Resumo: Objetivo: Realizar uma revisão de literatura sobre a percepção estética periodontal através de parâmetros estéticos relacionados à periodontia. Metodologia: Foi realizada uma revisão da literatura por meio de uma busca bibliográfica, através das bases de dados eletrônicos PubMED, Scielo e BVS, sendo utilizados estudos dos últimos cinco anos, de 2015 a 2020 sobre a percepção estética periodontal. A estratégia de busca foi realizada por meio da utilização de descritores “estética”, “periodontia”, “sorriso” e “gengiva”, “esthetics”, “smiling”, gingiva”. Além disso, foram utilizados filtros de busca avançada “AND” e “OR”. Como critério de inclusão, foram selecionados artigos que condiziam com o tema, completos e disponibilidade de acesso ao texto na íntegra. Aos que foram contrários a isto, foram excluídos. Resultados: A quantidade de artigos encontrados foi 802. Destes, 59 artigos foram selecionados para leitura do título e resumo para analisar se estariam de acordo aos critérios de inclusão. Em seguida, foram verificados e excluídos 32 trabalhos, sendo selecionados apenas 27 artigos no total para leitura na íntegra e recolhida dos dados. Conclusão: Observou-se que houve discordâncias de percepções entre os públicos alvos ao serem considerados os aspectos gengivais e do sorriso. Cirurgiões-dentistas têm se mostrado aptos para uma observação criteriosa de cada caso, porém é interessante que analisem a condição de saúde periodontal dos pacientes, e que estejam em consenso com estes ao se fazer a conduta de tratamento para garantia da estética, uma vez que a opinião dos mesmos se torna essencial para a eficácia do que se deseja.
Descrição: GREGÓRIO, Nívea Maria Nery. Percepção estética periodontal: Uma revisão de literatura. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23602
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PDF - NÍVEA MARIA NERY GREGÓRIO.pdfPDF- Nívea Maria Nery Gregório841.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito TCC - NÍVEA MARIA NERY GREGÓRIO.pdf157.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.