Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23605
Título: Levantamento sobre a situação da preservação de preservação de germoplasma de batata-doce (Ipomoea batatas L. (Lam.)) no Brasil
Autor(es): Pereira, Aislan Limeira
Palavras-chave: Batata doce. Preservação. Germoplasma. Embrapa.
Data do documento: 30-Abr-2021
Resumo: A batata-doce (Ipomoea batatas L. (Lam.)) está entre as culturas alimentares mais importantes no mundo, no entanto as mudanças de hábitos de consumo e o surgimento de novas opções de consumo têm provocado a perda de genótipos de batata-doce que tradicionalmente eram mantidos por agricultores. Com o objetivo de verificar a situação da preservação de germoplasma de batata-doce no Brasil, procedeu-se uma revisão sistemática de literatura, sendo a coleta de dados realizada durante o período compreendido entre agosto a dezembro de 2020. Utilizou-se para a realização da pesquisa as bases de dados Scientific Eletrônic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico e Portal Periódicos Capes. Foram selecionados artigos/trabalhos publicados até 2019, incluindo os disponíveis online e/ou impressos, artigos escritos em português ou inglês que utilizavam nas palavras chaves ou no título os seguintes termos: batata-doce, (Ipomoea batatas L. (Lam.)), germoplasma de batata doce, recursos genéticos, coleções genéticas, para determinação destes parâmetros fazendo-se uso de uma abordagem quali-quantitativa. Tomou-se como critérios de exclusão trabalhos que não apresentavam metodologia bem clara e pesquisas sem embasamento no tema pesquisado. Os trabalhos científicos que contemplavam os critérios pré estabelecidos, para esta revisão, foram separados, analisados e as informações sistematizados. Concluindo-se que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é a responsável pelo maior Banco de Germoplasma de batata-doce no Brasil; Há um número relativamente grande de instituições que preservam o germoplasma de batata doce em Bancos Ativos de Germoplasma (BAG) no Brasil; Muitas das informações sobre o número de genótipos e de acessos de algumas instituições encontram-se desatualizadas, dificultando a obtenção de informações precisas. Palavras-chaves: Batata doce, Preservação, Germoplasma, Embrapa.
Descrição: PEREIRA, A. L. Levantamento sobre a situação da preservação de germoplasma de batata-doce (Ipomoea batatas L. (Lam.)) no Brasil. 30.04.2021. 27f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Agrárias)-Universidade Estatual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23605
ISSN: CDD 632
Aparece nas coleções:IV - ESPSS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aislan Limeira Pereira.pdfPDF - Aislan Limeira Pereira295.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito58.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.