Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23611
Título: Diários reflexivos e a formação docente inicial: relato de experiência de uma professora de inglês em formação
Autor(es): Guimarães, Heloiza Souto
Palavras-chave: Formação docente
Formação inicial
Diários reflexivos
Estágio supervisionado
Data do documento: 21-Mai-2021
Resumo: A formação docente de uma professora de língua inglesa não é iniciada quando ele ingressa na universidade, sendo assim, as experiências de vida do aluno graduando são tão importantes quanto as teorias apresentadas durante o curso de licenciatura. Esse conhecimento prévio, junto às teorias, ajuda a guiar e orientar esse professor em formação a refletir sobre sua prática de forma meditativa, a fim de ampliar seu crescimento enquanto educador. Sabendo disso, este trabalho busca, de maneira geral, através de uma abordagem de pesquisa de cunho qualitativo, descritivo e interpretativista, compreender como a escrita de diários reflexivos durante o Estágio Supervisionado pode contribuir para a formação docente inicial, identificando de que forma a narrativa de situações cotidianas em sala de aula pode contribuir, provocar e criar oportunidades de reflexão sobre a prática docente e sobre o ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa. Para tal, são apresentados alguns teóricos como Telles (1999) sobre diários reflexivos e teoria narrativa, Pimenta e Lima (2004) e Paula (2012) e suas contribuições sobre Estágio Supervisionado e formação de professores, dentre outros autores que ajudaram a fundamentar teoricamente a pesquisa aqui apresentada que trouxe como resultado a constatação da importância do uso dos diários para a formação docente mais reflexiva.
Descrição: GUIMARAES, H. S. Diários reflexivos e a formação docente inicial: relato de experiência de uma professora de inglês em formação. 2021. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23611
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Heloiza Souto Guimarães.pdfPDF - Heloiza Souto Guimarães460.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito186.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.