Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23613
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFaria, Sadreza Gomes de-
dc.date.accessioned2021-06-07T14:22:25Z-
dc.date.available2021-06-07T14:22:25Z-
dc.date.issued2021-05-14-
dc.identifier.issnCDD 32.6521-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23613-
dc.descriptionFARIA, S. G. A abordagem pragmática como proposta pedagógica para o ensino de língua inglesa nas escolas públicas. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de inglês pode ser desenvolvido de diversas perspectivas, variando sua abordagem de acordo com o contexto no qual se insere. Diante disso, esta pesquisa buscou analisar de que forma a abordagem pragmática pode servir como proposta pedagógica para o ensino de Língua Inglesa (LI) nas escolas públicas brasileiras, visto que é um cenário repleto de dificuldades e desafios, tanto para os professores, como também para os estudantes. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho foi discutir e analisar de que forma uma abordagem pragmática de ensino pode favorecer o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de inglês nas escolas públicas, considerando seu contexto e obstáculos, como também refletir sobre o papel do professor de inglês como motivador em sala de aula. Como aporte teórico, nos embasamos principalmente nos estudos de Leffa (2011), Oliveira e Paiva (2011), Miccoli (2007), para desenvolvermos sobre o contexto das escolas públicas brasileiras. Utilizamos Harmer (2001), para falar da motivação em sala de aula e Lederman e Potter (2013) para a utilização de jogos como motivadores dentro das atividades desenvolvidas. Para contribuir com os estudos e teorias da pragmática e da pragmática em sala de aula, utilizamos Fiorin (2003), Yule (1996), Rose; Kasper (2001), O’keeffe; Clancy; Adolphs (2011) e Erton (2007). A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudos teóricos e análise prática de aulas ocorridas durante um mês em uma escola municipal do município de Alcantil-PB com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II. Os estudos tiveram impacto com a pandemia instaurada pelo novo coronavírus e, portanto, ocorreu de forma remota, com aulas não-presenciais. Constatamos os benefícios e a eficácia do uso da abordagem pragmática nas aulas de LI em escolas públicas, pontuando os aspectos positivos, como a motivação desenvolvida nos estudantes e a realização de atividades que fazem parte do cotidiano dos mesmos. Como pontos negativos da pesquisa percebemos dificuldades em aspectos gramaticais, bem como na realização de algumas atividades por causa do cenário de ensino remoto. Discorremos, por fim, sobre a relevância do estudo no meio social, favorecendo aluno, professor, pesquisas acadêmicas e corroborando para mudar o cenário da educação nas escolas públicas do Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador Prof. Me. Bruno Maiorquino Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectAbordagem pragmáticapt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleA abordagem pragmática como proposta pedagógica para o ensino de língua inglesa nas escolas públicaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de autorização SADREZA assinado.pdfTermo de autorização SADREZA assinado170.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - SADREZA FINALIZADO.pdfTCC - SADREZA FINALIZADO1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.