Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23626
Título: Revista Atuação
Autor(es): Fernandes, Laís Silva
Silva, Maria Luíza da
Palavras-chave: Jornalismo de revista
Inclusão social
Jornalistas
Mercado
Data do documento: 24-Mai-2021
Resumo: Este relatório contempla a descrição do percurso teórico e prático empreendido para a produção da Revista Atuação, que tem como finalidade falar sobre presença, iniciativas e ações relativas à inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, sobretudo, no mercado de trabalho. A ideia é abordar uma área profissional por edição, sendo esta 1ª dedicada ao campo jornalístico. Para isso, foram realizadas pesquisas e entrevistas com estudantes, jornalistas, e demais profissionais da área, para entender como o mercado se apresenta em Campina Grande no que se refere à inclusão. O formato Revista foi escolhido por aspectos como periodicidade, aprofundamento de abordagens, identificação com o Estatuto da Pessoa com Deficiência; apontamentos de autores como Passerino e Pereira (2014), e Traquina (2016), trazendo a perspectiva de mercado jornalístico e inclusão; e apontamentos de Tavares (2007), Rovida (2011) e Scalzo (2009) sobre o jornalismo em revista. O resultado desta pesquisa, culminou com um produto editorial de 30 páginas contendo perfis, reportagens, entrevista, artigo de opileitor e segmentação. Como pressupostos teóricos foram utilizados trechos da Lei nº 13.146 sobrenião, seção de dicas e crônica. Gêneros textuais diferentes, que em sua totalidade, apresentam relatos, opiniões e revelações de jornalistas com deficiência e demais profissionais, diante dos desafios enfrentados neste meio.
Descrição: FERNANDES, L. S. ;SILVA, M. L. da. Revista Atuação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23626
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RELATÓRIO REVISTA ATUAÇÃO.pdfRelatório Revista Atuação578.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo Depósito.pdfTermo de depósito558.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
Revista Atuação.pdfRevista Atuação - Arquivo com a revista4.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.