Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23630
Título: Dilemas éticos enfrentados pelos contadores do município de Esperança - PB no exercício de sua profissão diante das solicitações de seus clientes.
Autor(es): Miná, Laíssa Flávia dos Santos
Palavras-chave: Profissionais contábeis
Código de ética profissional do contador
Dilemas éticos
Data do documento: 20-Mai-2021
Resumo: Questões éticas se fazem presentes diariamente nas relações entre os indivíduos. No exercício da profissão contábil não é diferente, visto que os contadores se deparam com solicitações de seus clientes que colocam em jogo tais questões. Assim, a pesquisa teve como objetivo principal identificar os dilemas éticos presentes na rotina dos profissionais de contabilidade estabelecidos no município de Esperança – PB, através de estudo descritivo com aplicação de survey. Os dados foram tratados quanti-qualitativamente para que as informações e opiniões referentes ao grupo social investigado pudessem ser traduzidas em números e análises. Os resultados indicaram que omissão de receitas; não emissão de documentos fiscais e uso de caixa 2 são os principais dilemas vivenciados pelos profissionais com as empresas clientes que, em sua maioria, possui porte de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte e são tributadas pelo Simples Nacional. Além disso, as mesmas frequentemente questionam os valores apurados e costumam fazer solicitações de mudanças nos resultados apresentados pela contabilidade, no sentido de obter resultados vantajosos, desconsiderando a legalidade dos procedimentos. Por não atender tais solicitações, 75% dos respondentes afirmaram ter perdido clientes e, como soluções para o enfrentamento dos dilemas enfrentados cotidianamente, foram citados o conhecimento da área e das normas, inclusive pelos clientes, o diálogo, maior fiscalização pelo CRC e a adoção de condutas éticas, em que neste item, 75% dos profissionais dizem fazer uso do Código de Ética Profissional do Contador. Por fim, conclui-se que, corroborando com outros estudos correlatos, os profissionais contábeis, ainda na atualidade, enfrentam dilemas no exercício de suas atividades; por conseguinte, para a solução dos mesmos, o conhecimento das normas e a adoção de uma postura ética são imprescindíveis.
Descrição: MINÁ, Laíssa Flávia dos Santos. Dilemas éticos enfrentados pelos contadores do município de Esperança – PB no exercício de sua profissão diante das solicitações de seus clientes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23630
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Laíssa Flávia..pdfTCC – Laíssa Flávia dos Santos Miná.1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito165.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.