Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23637
Título: Basileia III: análise sobre a aplicação nas cooperativas de créditos do estado da Paraíba antes e durante a pandemia do Covid-19
Autor(es): Silva, Isis Maeli de Araújo
Palavras-chave: Cooperativas de crédito
Acordo de Basileia
Sistema financeiro cooperativo
Sicoob
Sicredi
Data do documento: 25-Mai-2021
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar a aplicação do Acordo de Basileia III nas Cooperativas de Crédito do estado da Paraíba no período de 2016 a 2020 fazendo o comparativo dos índices de forma individual por instituição. Verificaram-se os impactos causados pela crise relacionada ao Coronavírus e a manutenção ao cumprimento dos regulamentos nas Cooperativas de Crédito. Para tanto, foi empreendida uma pesquisa descritiva e qualitativa, num universo de três cooperativas de crédito do estado da Paraíba, SICREDI Evolução, SICOOB Paraíba e o SICREDI Creduni. Os dados da pesquisa foram coletados através dos relatórios disponibilizados pelo IF.Data no site do Banco Central do Brasil (BCB) e pelas demonstrações contábeis contidas nos relatórios anuais das cooperativas. Os resultados apontam que as instituições financeiras analisadas cumprem, com excelência, os índices exigidos pelo BCB, apesar de ter sofrido leve declínio, em decorrência ao aumento reforçado dos ativos ponderados pelo risco em comparação ao progresso do patrimônio, após o início do período da pandemia do COVID-19. Isto se deu, devido ao aumento na concessão de crédito no momento de crise mundial e a conservação do patrimônio de referência (PR) de ambas. Contudo, denota-se que as cooperativas de crédito estudadas manifestam nível considerável de solidez financeira.
Descrição: SILVA, Isis Maeli de Araújo. Basileia III: análise sobre a aplicação nas cooperativas de crédito do estado da Paraíba antes e durante a pandemia do Covid-19.27 p. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas,2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23637
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isis Maeli de Araújo Silva.pdfPDF - Isis Maeli de Araújo Silva1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito2.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.