Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23665
Título: As histórias em quadrinhos no processo da alfabetização e letramento
Autor(es): Andrade, Janaina Silva
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Histórias em quadrinhos
Recurso pedagógico
Data do documento: 3-Jun-2021
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender a importância da utilização das Histórias em Quadrinhos enquanto recurso didático pedagógico no processo de alfabetização e letramento nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Sabemos que no contexto atual da educação brasileira é desafiante o desenvolvimento do ato de alfabetizar e letrar. Neste sentido, buscamos indagar como o uso das Histórias em Quadrinhos enquanto recurso pedagógico pode contribuir para o processo de alfabetização e letramento nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental? Ante ao contexto pandêmico da Covid-19, este estudo foi arremetido a uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental. As principais etapas deste trabalho incluíram o estudo de livros, artigos, documentos normativos e orientadores do sistema educacional brasileiro e sites. Desta forma, para esse embasamento teórico utilizamos estudos que abrangem a alfabetização e letramento, com a utilização dos estudos de Kleiman (2014); Soares (2004); Soares (2010); Tfouni (2010). Correlacionamos as discussões com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs); e o Plano Nacional de Educação (PNE). Para situar discussões e reflexões em torno das Histórias em Quadrinhos utilizamos estudos de Rama e Vergueiro (2018); Vergueiro (2017); Vergueiro e Ramos (2009) e, entre outros. As discussões apontam as HQs como recurso didático pedagógico contribuinte na formação dos sujeitos, e a necessidade de conhecer e desenvolver estratégias que as envolvam em sala de aula no processo de alfabetização e letramento.
Descrição: ANDRADE, J. S. As histórias em quadrinhos no processo da alfabetização e letramento. 2021. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23665
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaina Silva AndradePDF - Janaina Silva Andrade2.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito508.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.