Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2366
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Sostenes Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-19T17:10:00Z | - |
dc.date.available | 2013-11-19T17:10:00Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2366 | - |
dc.description | Silva, S. P. da. Livro didático de língua inglesa: visão crítico-reflexiva sobre o uso dos gêneros textuais. 2013. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | No que concerne aos estudos sobre os gêneros textuais, vivemos um tempo privilegiado, pois existem diversas publicações e pesquisas sobre o assunto a exemplo das grandes colaborações que Marcuschi e outros pesquisadores nos oferecem. Os livros didáticos já estão adaptados a essa realidade que, inclusive, é uma indicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais – os PCNs (2001). Porém, ainda há alguns entraves no ensino sob a perspectiva de gêneros textuais: é a forma como estes são explorados nos livros didáticos. A maioria desses livros explora os aspectos estruturais ou formais do texto e deixam de lado os aspectos sócio-comunicativos e funcionais. Mediante esse fato, decidimos elaborar uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo observar como os gêneros textuais são explorados nos livros didáticos sob a hipótese de que os mesmos seguem fielmente as normas exigidas pelos PCNs, para isso escolhemos uma coleção de língua inglesa do ensino fundamental II: “Coleção FTD Sistema de Ensino,” de Mariana Killner e Rosana Gemima Amancio, 2010. Nosso aporte teórico se respalda em autores conceituados, a exemplo de Marcuschi (2008), Bezerra (2001), Koch e Elias (2006), entre outros. Observamos que os gêneros analisados nessa coleção, embora apresentem pontos passíveis de melhoria e reflexão, disponibilizam e mobilizam o aluno, uma diversidade de saberes que contribuem para a formação de escritores proficientes, capazes de não apenas se apropriar da escrita para descrever o mundo ao seu redor, mas de através dele se posicionar criticamente e também poder exercer uma melhor aprendizagem de língua inglesa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Cléa Gurjão Carneiro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Língua Inglesa | pt_BR |
dc.subject | Gêneros Textuais | pt_BR |
dc.subject | Lingüística | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.title | Livro didático de língua inglesa: visão crítico-reflexiva sobre o uso dos gêneros textuais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sostenes Pereira da Silva.pdf | Sostenes Pereira da Silva | 1.7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.