Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23672
Título: As vantagens e desvantagens do uso da energia eólica
Autor(es): Costa, Renata Mendes da
Palavras-chave: Energia eólica
Energia renovável
Fontes de energia
Data do documento: 13-Dez-2019
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar às vantagens e desvantagens do projeto de energia eólica, e o crescimento deste sistema no Brasil, como uma segunda opção de energia elétrica, como complemento da energia hidráulica, principal fonte de eletricidade nacional, que utiliza a água com fonte, um bem cada vez mais escasso. Neste estudo, foi empregado a pesquisa bibliográfica, utilizando-se de livros, revistas, sites de pesquisa acadêmica como Scielo e Google acadêmico, como embasamento e fonte de pesquisa, cuja sustentação teórica pautou-se nas reflexões de: Custódio (2009), Dalmaz (2008), Fadiga (2011), dentre outros. Dentro das tecnologias de aproveitamento de fontes renováveis de energia, a energia eólica vem apresentando um significativo crescimento nas três últimas décadas, com um crescimento médio de 27% por ano desde 1990. As vantagens da energia eólica levaram esses países a escolherem a energia gerada pelos ventos como uma fonte de energia renovável, por ser amplamente disponível, não emitir gases poluentes e nem gerar resíduos, na criação de novos empregos, na geração de investimento em zonas desfavorecidas e a redução da elevada dependência energética do exterior, nomeadamente a dependência em combustíveis fósseis, são alguns exemplos. Concluindo-se que as vantagens principais desse tipo de energia são, a fonte inesgotável, já que o vento é um recurso infinito e abundante, para além de, ser uma alternativa econômica se utilizada em conjunto com as hidroelétricas, substituindo as fontes de energia mais poluentes. Sua maior desvantagem, encontra-se nos preços elevados que a construção dos autogeradores podem oferecer. Bem como o lento retorno financeiro que esse tipo de geração proporciona.
Descrição: COSTA, R. M. As vantagens e desvantagens do uso da energia eólica. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23672
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Mendes da Costa.pdf.pdfRenata Mendes da Costa669.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de deposito.pdf.pdfTermo de Deposito249.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.