Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23677
Título: Proposta de desenvolvimento de uma ferramenta web para engenharia de requisitos utilizando design thinking
Autor(es): Barros, Maria Luiza Mendes
Palavras-chave: Engenharia de requisitos
Desenvolvimento ágil
Design thinking
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: Empresas de pequeno e grande porte, independente do segmento, necessitam da tecnologia para gerir, produzir e executar suas atividades diárias. Desse modo, a busca por softwares e sistemas que informatizam e operacionalizam atividades humanas nas organizações é ininterrupta, gerando demanda para empresas de desenvolvimento de aplicação e a crescente busca por qualidade por parte dessas, para satisfação dos seus clientes e usuários finais. Neste cenário de concepção de produtos de software, um ponto crucial é a definição dos requisitos de negócio e requisitos técnicos e funcionais, por parte de equipes de projeto, a partir das necessidades dos clientes e usuários. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a proposta de desenvolvimento de uma ferramenta web intitulada “SISREQ” para melhorar o processo conhecido como Engenharia de Requisitos que, se otimizado, deve melhorar significativamente no processo de desenvolvimento de software como um todo, gerando otimização de tempo e de trabalho dos desenvolvedores. Para comprovar essa hipótese, foi realizada uma entrevista inicial para coleta de dados, com o objetivo de compreender quais funcionalidades são indispensáveis para a um sistema como este. A proposta utilizou o padrão MVC (Model-View-Controller) para a estrutura da arquitetura do software, a ferramenta Jira para detalhar os requisitos do produto, e a ferramenta Figma para a prototipação da ferramenta. Uma segunda entrevista, de análise de resultados, foi então realizada, utilizando o protótipo como resultado preliminar, utilizando o mesmo grupo inicial como grupo de experimentação. Por meio do método NPS (Net Promoter Score), pode-se comprovar que a proposta da ferramenta apresentada por este trabalho seria considerada, do ponto de vista dos profissionais entrevistados (desenvolvedores de software) como útil para auxiliar nos seus processos internos, e é considerada indicada quanto a elaboração de um produto para a Engenharia de Requisitos/ Engenharia de Software.
Descrição: BARROS, M. L. M. Proposta de desenvolvimento de uma ferramenta web para engenharia de requisitos utilizando design thinking. 2021. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23677
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Luíza Mendes Barros.pdfMaria Luíza Mendes Barros2.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfTermo de depósito64.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.