Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23682
Título: Um Estudo Sobre Metodologias Ativas Como Abordagem Metodológica no Ensino de Programação
Autor(es): Nóbrega, Denilo Diniz da
Palavras-chave: Metodologias Ativas
Ensino de Programação
Ciência da Computação
Data do documento: 24-Mai-2021
Resumo: A tecnologia digital está se tornando cada vez mais frequente no cotidiano das pessoas. No entanto, os indivíduos que pretendem se qualificar na área profissional de tecnologia deparam-se com dificuldade nas disciplinas que envolvem programação, presentes nos cursos superiores de tecnologia voltada a área de comunicação e processamento de dados e informações, por não possuírem uma base teórica no ensino regular. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar metodologias ativas como abordagem metodológica no ensino de programação, a partir da aplicação de um questionário online a um grupo de 40 estudantes e um grupo de 4 docentes do curso de bacharelado em Ciência da Computação, do Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba. Conforme o estudo foi realizado, ficou evidente que os estudantes possuem dificuldade de aprendizado nos conteúdos voltados à área de programação, foi identificado obstáculos no processo de ensino dos professores e que um professor expressou com clareza o uso de metodologias ativas em sua atuação docente.
Descrição: NÓBREGA, D. D. Um estudo sobre metodologias ativas como abordagem metodológica no ensino de programação. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23682
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Denilo Diniz da Nóbrega.pdfDenilo Diniz da Nóbrega1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito34.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.