Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2369
Título: Abordagem semântica nos manuais do ensino médio: um percurso além do livro didático de Português
Autor(es): Morais, Maria Eliane Gomes
Palavras-chave: Semântica
Livro Didático
Ensino de Língua Portuguesa
Manuais de Educação
Data do documento: 19-Nov-2013
Resumo: Durante muito tempo, o ensino de língua portuguesa foi norteado apenas pelos manuais didáticos que eram responsáveis pelo trabalho central em sala de aula, esses manuais, ao longo dos anos, sofreram várias mudanças tendo que se adequarem às novas perspectivas de ensino, orientadas por alguns documentos oficiais como PCN, OCEM, entre outros, afinal de contas, muitas áreas do conhecimento foram se ampliando, o que exigiu um repensar na intervenção docente. Para atender a uma nova demanda de requisitos necessários ao ensino de língua materna, os livros didáticos tiveram que incluir outros elementos indispensáveis à aquisição de habilidades sociais e discursivas: o trato com os gêneros orais e escritos, bem como multimodais, aspectos indissociáveis ao ensino de língua. Dessa evolução, surgiu também a necessidade de abordar, de maneira diferente, os assuntos trazidos por esses manuais, adotando novas formas de tratamento do texto e do discurso. Diante disso, nossa atenção voltou-se para a observação dos aspectos que envolvem o tratamento da semântica, a partir dos mais variados assuntos, destacados pelos textos utilizados nos manuais de ensino de língua, bem como as orientações que esses manuais trazem ao professor de como pode ser desenvolvido, no ensino de língua materna, um trabalho eficaz a partir da semântica. Diante disso, buscamos verificar como se dá a abordagem dos fenômenos relativos aos sentidos nos livros didáticos de português dos três anos do Ensino Médio, tendo em vista a relevância do ensino da semântica na academia e, consequentemente, para os ensinos fundamental e médio. Para tanto, analisamos três livros didáticos de português do Ensino Médio (LDPEM) de coleções diversas: Novas Palavras – 1º ano (Emília Amaral; Mauro Ferreira; Ricardo Silva Leite; Severino Antônio); Português: Linguagens - 2º ano (Cereja & Magalhães); Literatura - Gramática - Produção de Texto – 3º ano (Leila Lauar Sarmento & Douglas Tufano). Cabe salientar que nossa pesquisa teve, como embasamento, os seguintes teóricos: Azanha (2006); Bezerra (2007); Ferrarezi (2005); Freitas (2007); Gomes (2003); Guimarães (2002); Ilari (2006; 2010); Ilari & Geraldi (2003) LDB (1996); Marcuschi (2005); Nóvoa (1999); Oliveira (2001); Oliveira (2008); Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 2000); Rangel (2005); Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (RCEM-PB, 2006), entre outros.
Descrição: Morais, M. E. G. Abordagem semântica nos manuais do ensino médio: um percurso além do livro didático de Português. 2013. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2369
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Eliane Gomes Morais.pdfMaria Eliane Gomes Morais1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.