Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23697
Título: Livro-reportagem "Um só corpo e um só espírito: relatos de fé"
Autor(es): Rodrigues, Luiz Felipe Bolis
Palavras-chave: Livro-reportagem
Jornalismo literário
Narrativas de vida
Igreja Católica
Imersão etnográfica
Data do documento: 31-Mai-2021
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente relatório tem por objetivo dissertar sobre os principais pontos práticos e teóricos da produção do livro-reportagem Um só corpo e um só espírito: relatos de fé, produto midiático apresentado como proposta de Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Produzido entre 2018 e 2021, sob a orientação da Professora Doutora Ingrid Farias Fechine, o livro contém cinco reportagens que apresentam temáticas do contexto católico apostólico romano e que nelas integram os testemunhos de fiéis, sob o uso da terceira pessoa, da humanização do relato, da imersão etnográfica, da linguagem poética e do emprego dos recursos literários, frutos do processo metodológico da pesquisa em profundidade. Como resultado, reúne-se aqui mais de oitenta relatos, registros de passagens por onze cidades brasileiras e um distrito paraguaio e a formatação de um livro de 374 páginas. No tocante à discussão do tema sob a perspectiva dos estudiosos, conta-se com as contribuições de Lima (2009), Bosi (1979), Pena (2014), Halbwachs (1990), Thompson (1992) e outros. As narrativas contém o resultado posto de anotações de campo sob o ponto de vista da observação participante e do simbolismo, sendo este último responsável por um conjunto de visões, lugares, gostos, gestos, fisionomias, cores, sentimentos, emoções, surpresas, particularidades que evocam a força que a palavra tem. Almeja-se, a partir dos textos do produto midiático e das reflexões propostas neste relatório, contribuir para com o jornalismo de qualidade e de excelência.
Descrição: RODRIGUES, L. F. B. Um só corpo e um só espírito: relatos de fé. 2021. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23697
Aparece nas coleções:27 - TCC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.