Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23699
Título: Compras estratégicas: aplicação da metodologia de strategic sourcing em uma empresa da cidade de Campina Grande-PB
Autor(es): Neves, Marcson Igor Benevides
Palavras-chave: Compra estratégica
Economia de custo
Cadeia de suprimento
Data do documento: 3-Jun-2021
Resumo: Diversos autores tem evidenciado através de suas obras a evolução e mudança de abordagem das compras corporativas de um modelo transacional para um modelo estratégico. Ferramentas e metodologias foram criadas ao longo do tempo para apoiar no direcionamento do setor de compras. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi identificar as etapas de aplicação da metodologia do Strategic Sourcing e os impactos financeiros e operacionais em uma empresa da cidade de Campina Grande-PB. A pesquisa possuiu natureza exploratória-descritiva, de abordagem qualitativa, e fez uso da revisão e análise documental, de conteúdo e de entrevista individual. Os resultados identificaram nove etapas percorridas para aplicação da metodologia de Strategic Sourcing, que resultaram em economia nos custos das transações, redução de SLA's (Service Level Agreement), mudança das solicitações para a modalidade online, detalhamento de relatórios operacionais e aumento do prazo de pagamento. Esta pesquisa contribuiu ao mostrar o papel estratégico que o departamento de compras pode desempenhar na organização e a adaptabilidade do Strategic Sourcing auxiliando dessa forma no direcionamento de esforços de pesquisadores e gestores da área.
Descrição: NEVES, Marcson Igor Benevides. Compras estratégicas: aplicação da metodologia de strategic sourcing em uma empresa da cidade de Campina Grande-PB. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23699
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcson Igor Benevides Neves.pdfMarcson Igor Benevides Neves858.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Marcson Igor Benevides Neves - Termo de Depósito.pdfMarcson Igor Benevides Neves - Termo de Depósito83.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.