Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23709
Título: O puritanismo bordado nas linhas e entrelinhas: um estudo analítico-comparatista das personagens Hester Prynne de A Letra Escarlate e Offred de O Conto da Aia
Autor(es): Silva, Maria Liliane da
Palavras-chave: Literatura
Gênero
Religião
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: Diante de uma sociedade dirigida por um regime centrado no poder falocêntrico e androcêntrico, na qual se inferioriza a capacidade do ser feminino, utilizamos como objeto de estudo os romances A Letra Escarlate (1850) e O Conto da Aia (1985) para analisar como se dá o controle dos corpos femininos e a subversão do poder patriarcal nas obras. O presente estudo tem como objetivo analisar como acontece o controle dos comportamentos e corpos das personagens Hester Prynne e Offred, levando em consideração o poder que as instituições religiosas, juntamente com o Estado, exercem sobre o sujeito marginalizado. Analisaremos a forma que elas utilizam para subverter os preceitos dessas sociedades, advindos de bases religiosas. Por fim, iremos aproximá-las diante do contexto sociocultural entre os séculos XVII e XX, focalizando nos direitos conferidos às mulheres que só foram possíveis serem alcançados através de reivindicações e dos estudos de gênero. Nesse sentido, estudos que trazem esse tipo de discussão se fazem necessários para que esses funcionamentos da inferiorização da figura feminina ao logo dos séculos possam ser compreendidos. A metodologia utilizada é de caráter documental e bibliográfico, de cunho qualitativo analítico-comparatista. Adotamos Foucault (1979, 1987 e 2014), Spivak (2010), Louro (2014) e Buendía (2015), que discutem sobre o poder patriarcal da sociedade associado à influência da religião como forma de legitimar a objetificação e outremização da figura feminina. Os resultados propostos pelo presente estudo foram alcançados, pois, a partir da perspectiva dos autores, foi possível compreender o funcionamento do processo de inferiorização e subversão dos valores patriarcais.
Descrição: SILVA, M. L. da. O puritanismo bordado nas linhas e entrelinhas: um estudo analítico-comparatista das personagens Hester Prynne de A Letra Escarlate e Offred de O Conto da Aia. 2021. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23709
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Liliane da SilvaPDF - Maria Liliane da Silva520.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.