Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2371
Título: Remitologizando o mito de Lilith a mulher/demônio nos contos La Luna e La novia blanca y La novia negra, dos irmãos Grimm
Autor(es): Barros, Daniele Honório
Palavras-chave: Língua Espanhola
Crítica Literária
Literatura
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: Desde início dos tempos, temos a convicções da existência de inúmeras crenças e pela capacidade do homem inventar suas próprias histórias e seus próprios medos e devoções fazendo-se, assim, um mundo desconhecido, o qual se podem encontrar divindades e deidades que possam responder a questões entre o céu e a terra. O mito nasce em meio ao caos da humanidade para que haja uma calmaria entre os homens que aqui vivem. O mito vem e vai, mas sempre deixam seus rastros de discórdia e de dor, mas acima de tudo um rastro de esperança. É nos mitos que se encontram as grandes derrotas das divindades, mas também, se encontram as grandes vitórias. É através do imaginário mítico que homens transportam toda a esperança de encontrar algo melhor, como também são neles que se encontram toda a desconfiança que o homem carrega consigo. Os seres mitológicos parecem perfeitos e capazes de atrocidades podendo, assim, ajudar os homens em sua própria existência, mas poderá levá-los a recuar em situações que poderia prosseguir por medo dos seus castigos de algo criado por sua mente e que simplesmente, continua desconhecido. O objetivo principal deste artigo científico é analisar o mito da mulher demônio – Lilith – nos contos infantis La Luna e La novia blanca y la novia negra, dos irmão Grimm. Para tanto, nossa fundamentação teórica baseia-se em Rocha (1985), Campbell (2002), Larsen(1991 Sicuteri (1985). A análise nos mostrou que Portanto, os mitos, contos ou lendas não importa como os chamem, eles vão ser grande influência nas sociedades por ser uma forte narração e ter um poder incomparável de persuasão nas crianças, o mito tem está capacidade de transformar a mulher em um grande mal da humanidade, escondendo assim o conhecimento e a luta pela sobrevivência independente do homem, pois coloca a inteligência e a esperteza da mulher como uma astucia maligna que as torna invencível e maldosa perante uma sociedade machista. Ao longo dos séculos, a mulher tem transformado este conceito machista de que a mulher é o mal da humanidade, transformando está “astúcia maligna” em uma inteligência e luta admirável até mesmo pelos homens, trazendo a independência da mulher sem se transformar inimiga dos homens.
Descrição: Barros, D. H. Remitologizando o mito de Lilith a mulher/demônio nos contos La Luna e La novia blanca y La novia negra, dos irmãos Grimm. 2013. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2371
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniele Honório Barros.pdfDaniele Honório Barros375.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.