Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23725
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barreto, Esmênia Soares Costa | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-11T10:18:24Z | - |
dc.date.available | 2021-06-11T10:18:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.357 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23725 | - |
dc.description | BARRETO, E. S. C. Educação ambiental no ensino fundamental em uma escola municipal de Campina Grande – PB. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Observada sob vários ângulos, a educação ambiental deve ser um tema transversal no currículo da educação escolar, através de ações que visem à tomada de atitudes e envolvam o aproveitamento de recursos para fins pedagógicos e sociais; portanto, deve ser assumida por professores/as e crianças desde os primeiros anos de escolarização. Nessa direção discute a educação ambiental no processo de formação dos sujeitos; desde a infância. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é analisar experiências de educação ambiental enquanto tema transversal no ensino fundamental, anos iniciais (1º a 5º ano), vivenciada por meio do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) numa Escola Municipal de Campina Grande/PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, que utiliza como instrumento de coleta de dados a observação e os registros da experiência, bem como entrevista semiestruturada com professoras responsáveis pela gestão da escola. Os dados demonstraram que a escola campo tem a preocupação de vivenciar essa transversalidade, por considerar relevante o empenho da educação escolar pela busca de melhoria na qualidade de vida e das condições ambientais, todavia não chega a desenvolver um trabalho sistemático e contínuo nessa perspectiva. Por fim, entende-se que a educação ambiental pode mudar hábitos e sua prática na escola poderá promover o despertar de valores e atitudes, formando, desde cedo, sujeitos responsáveis. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profa. Dra. Francisca Pereira Salvino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental no ensino fundamental em uma escola municipal de Campina Grande – PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - TERMO DE DEPÓSITO ESMÊNIA SOARES C. BARRETO.pdf | PDF - TERMO DE DEPÓSITO ESMÊNIA SOARES C. BARRETO | 105.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
PDF - MONOGRAFIA ESMÊNIA SOARES C. BARRETO.pdf | PDF - MONOGRAFIA ESMÊNIA SOARES C. BARRETO | 414.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.