Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23731
Título: O pecado da mulher: vingança e traição no Heptameron de Marguerite de Navarre
Autor(es): Santos, Larissa Silva dos
Palavras-chave: Heptameron
Margarida de Navarro
Mulher
Sociedade medieval
Data do documento: 19-Mai-2021
Resumo: As mulheres desde muito cedo tiveram que lutar para que sua voz fosse ouvida, em uma coletividade em que os homens eram venerados e considerados os donos da razão e a mulher como sendo sempre uma segunda voz, vivendo em um ambiente em que ela era submissa a todos as suas vontades e as mais pobres sendo privadas de coisas básicas como ler e escrever. Desse modo, propomos investigar o papel da mulher na sociedade medieval e atual, cotejando A Terceira e A Quarta Novela do livro Heptameron (1976), da autora Margarida de Navarro. Buscaremos apresentar as duas novelas analisando, principalmente, a questão da traição feminina naquela época. Para este estudo, laçamos mãos dos pressupostos teóricos postulados por Brochado (2001), Zolin (2005), Almeida (2010), Delumeau (1989) e Duby (1990) que defendem o posicionamento e empoderamento da mulher na sociedade medieval. A pesquisas que realizamos foi na área de literatura, principalmente, nos estudos do gênero feminino, a pesquisa é de caráter qualitativo e bibliográfico. A análise mostra que A mulher na sociedade, ainda, precisa lutar muito para ser reconhecida, ainda temos muitos direitos a serem conquistados, mas ficamos felizes pelas mulheres terem conseguido tantas conquistas ao longo dos anos. As novelas trabalhadas nesta pesquisa tiveram como objetivo mostrar o senso feminino sendo abordado com temas extravagantes daquela época e posicionamento das mulheres.
Descrição: SANTOS, L. S. dos. O pecado da mulher: vingança e traição no Heptameron de Marguerite de Navarre. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23731
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Silva dos SantosPDF - Larissa Silva dos Santos539.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito335.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.