Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23733
Título: | O pensamento computacional na formação de professores de matemática: contextualização e potencialidades |
Autor(es): | Ferreira, Mariana Almeida |
Palavras-chave: | Ensino da matemática Formação de professores de Matemática Programação de computadores |
Data do documento: | 7-Jun-2021 |
Resumo: | Ao estimular o uso do Pensamento Computacional para formular e solucionar problemas de maneira eficaz em sala de aula, o professor colabora com seus alunos no desenvolvimento de um conjunto de habilidades essenciais para os cidadãos do século XXI. No Brasil, recentemente, a Base Nacional Comum Curricular incluiu o Pensamento Computacional como uma aprendizagem básica a ser trabalhada desde o Ensino Fundamental dentro da área de Matemática. Sob tal perspectiva, surge a necessidade de refletir sobre a formação inicial e continuada do professor de Matemática para correta adoção do Pensamento Computacional em suas atividades didáticas. Dessa forma, esse trabalho visa investigar as potencialidades do Pensamento Computacional e como este vem sendo trabalhado no ensino de Matemática no Brasil, especialmente na formação de professores. Neste sentido, inicialmente realizamos um mapeamento sistemático da literatura com o objetivo identificar como a relação entre o Pensamento Computacional e a Matemática vem sendo trabalhada no Brasil. Um dos resultados obtidos com essa pesquisa foi a carência na oferta de cursos de formação de professores de Matemática que visem a incorporação do Pensamento Computacional na sua prática pedagógica. Na sequência, desenvolvemos um estudo para identificar as percepções dos licenciandos em Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba sobre Pensamento Computacional. Apesar da maioria dos alegar não conhecer o termo, constatou-se um alto nível de concordância com relação a importância da inserção dos fundamentos básicos da Ciência da Computação no ensino da Matemática com o intuito de preparar os alunos para lidar com problemas em diferentes contextos. Por fim, avaliamos as contribuições da realização de um curso de formação inicial e continuada para professores de Matemática que propôs a introdução do Pensamento Computacional baseado na programação de computadores através do desenvolvimento de atividades relacionadas com conteúdos matemáticos. Os resultados indicam que é um tema motivante e que atrai a atenção dos licenciandos e professores de Matemática. Contudo, apesar da conclusão do curso, alguns participantes alegam que não sentem-se seguros para abordar o tema em sala de aula. Portanto, faz-se necessário refletir e discutir como o professor de Matemática está sendo formado para inserir o Pensamento Computacional através do ensino de Matemática. |
Descrição: | FERREIRA, M. A. O pensamento computacional na formação de professores de matemática: contextualização e potencialidades. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23733 |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mariana Almeida Ferreira.pdf | PDF - Mariana Almeida Ferreira | 1.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 165.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.