Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23751
Título: Benefícios sociais: os impactos na renda familiar dos beneficiários
Autor(es): Gomes, Juliana Vidal
Palavras-chave: Bolsa família
Auxílio emergencial
Famílias
Renda familiar
Data do documento: 7-Mai-2021
Resumo: Este trabalho teve por finalidade identificar e analisar como as famílias beneficiárias do programa assistencial Bolsa Família, gerenciam seus orçamentos domésticos. Adicionalmente foi investigado a contribuição que o referido programa vem trazendo para a melhoria de vida das famílias beneficiárias em relação à redução do nível de pobreza. Sabendo-se que os programas sociais, podem exercer importante contribuição na vida das pessoas, impactando diretamente em possíveis melhorias, e redução nos níveis de pobreza. Nesse sentido a referida pesquisa foi conduzida, metodologicamente, a partir de um questionário direcionado a 342 famílias beneficiárias do bolsa família, que versaram sobre os seguintes grupos de perguntas: perfil familiar, renda familiar, educação financeira, gestão financeira, consumo de crédito, poupança, consumo planejado. Onde 110 famílias compuseram a amostra final da pesquisa. Os resultados indicaram que os programas assistências, Bolsa Família e Auxílio Emergencial, têm contribuído para melhorias na condição de vida de seus beneficiários, embora ainda dependam fundamentalmente desse recurso para as suas sobrevivências. Já no que se refere ao gerenciamento de suas rendas, ficou evidenciado que a maioria, não mantêm um controle sobre seus gastos. Por sua vez, o uso do cartão de crédito não é a prática mais adotada pela a maioria. Já o fato de poupar dinheiro, mecanismo este também bem importante, que pode refletir uma boa organização financeira, maior parte dos respondentes, afirmaram não poupar, tão pouco dispor de nenhuma reserva financeira.
Descrição: GOMES, J. V. Benefícios sociais: os impactos na renda familiar dos beneficiários. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23751
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Vidal Gomes.pdfPDF - Juliana Vidal Gomes805.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito255.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.