Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23752
Título: Questões de sangue: uma análise interdisciplinar de "O morro dos ventos uivantes", de Emily Brontë e de "Úrsula", de Maria Firmina dos Reis
Autor(es): Alves, Sárem Rebeca de Sá
Palavras-chave: Historiografia Literária
Cultura
Raça e Literatura
Data do documento: 4-Jun-2021
Resumo: O trabalho em questão é fruto de uma pesquisa bibliográfica com viés interdisciplinar dos romances O Morro dos Ventos Uivantes (1847), de Emily Brontë (1818-1848) e Úrsula (1859) de Maria Firmina dos Reis (1822-1917). O objetivo principal desta pesquisa é averiguar de que maneira as questões de raça são encontradas em ambos os romances oitocentistas, para isso, fez-se necessário situar Maria Firmina dos Reis e Emily Brontë na perspectiva histórica e sociológica através da caracterização de sua trajetória intelectual, bem como refletir acerca da qualidade estética e da organização interna das obras enquanto produções oitocentistas, comparando assim a temática racial nas narrativas. Embasando-se na concepção de que os romances aqui analisados constituem de maneira semelhante uma rica memória cultural acerca do negro e do cigano, este trabalho se inspira, através das leituras nas áreas de historiografia literária e de sociologia, nas questões apresentadas por Mendes (2016), Dias (2011) e Ventura (1991) acerca do pensamento social, da raça e da cultura. Conclui-se, portanto, que Maria Firmina dos Reis e Emily Brontë embora tenham sido invisibilizadas pelo cânone literário, apresentam de maneira similar as temáticas raciais vigentes em sua época tão marcada pelo cientificismo. Através de seus personagens etnicamente diferentes do homem branco europeu, as autoras apresentam singularidade e profundidade em suas narrativas. Dito isto, o primeiro capítulo apresenta os dados biográficos das autoras, bem como seus lugares no cânone literário; o segundo capítulo reflete acerca das teorias raciais do século XIX e, por fim, no último capítulo se analisa como as questões de sangue são encontradas em ambos os romances.
Descrição: ALVES, S. R. S. Questões de sangue: uma análise interdisciplinar de "O morro dos ventos uivantes", de Emily Brontë e de "Úrsula", de Maria Firmina dos Reis. 2021. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23752
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sárem Rebeca de Sá Alves.pdfPDF - Sárem Rebeca de Sá Alves736.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito772.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.