Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23761
Título: Transparência partidária e internet: uma análise dos diretórios nacionais dos partidos políticos brasileiros
Autor(es): Oliveira, Daniela Gilvanda de
Palavras-chave: Terceiro Setor
Partidos Políticos
Transparência Partidária
Prestação de contas
Data do documento: 1-Fev-2022
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de transparência dos trinta e três partidos políticos brasileiros em páginas oficiais na internet no que se refere à disponibilização de informações financeiras e contábil, para chegar ao objetivo a que se destina, o estudo buscou todos os websites oficiais dos partidos políticos brasileiros e analisou minuciosamente aqueles localizados, de modo a verificar a disponibilização de informações contábil-financeiras. Os resultados da pesquisa apontam para um baixo grau de transparência das organizações estudadas. Em sua grande maioria, as prestações de contas dos partidos políticos somente são encontradas na página eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral. Contata-se que no Brasil no que se refere a transparência de informações contábil-financeira ainda existem muitas lacunas. A prestação de contas e transparência ainda não são prioridade para boa parte dos partidos políticos, apesar desses mecanismos fazerem se necessário para uma reconciliação entre o sistema políticos brasileiro e o cidadão, relação que a muito tempo vem de mal a pior devido a atos e atitudes ilícitos e fraudulentos de alguns, a divulgação de informações devidas nos trará mais confiança e credibilidade na hora de fazermos nossas escolhas. Através do acesso a informação e da internet, as informações chegam a todos que desejarem ter acesso, permitindo uma globalização da origem e aplicação dos recursos públicos e privados, doados devidamente através da legislação, além de seu patrimônio.
Descrição: OLIVEIRA, D. G. Transparência partidária e internet: uma análise dos diretórios nacionais dos partidos políticos brasileiros. 2021, 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23761
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniela Gilvanda de OliveiraPDF - Daniela Gilvanda de Oliveira564.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito453.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.