Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23765
Título: A variedade linguística nas provas de língua espanhola do ENEM
Autor(es): Santos, Maria Suély Bezerra dos
Palavras-chave: ENEM
Língua espanhola
Variação linguística
Data do documento: 10-Jun-2021
Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um exame realizado nacionalmente para que seus participantes ingressem em universidades no Brasil através da mensuração do desempenho por meio de notas quantitativas. Neste exame aborda-se questões das áreas de conhecimentos do Ensino Regular. Assim, inclui-se nesta avaliação conteúdos de Língua Portuguesa. Pela necessidade educacional e para se ter a inserção de outras línguas estrangeiras no Ensino Regular, houve a necessidade de inserir conteúdos de Língua Espanhola na avaliação do ENEM. Mas, igualmente a língua portuguesa no nosso país, a Língua Espanhola apresenta variação linguística que deve ser considerada no ambiente escolar e no ensino da língua em si, e, consequentemente, no exame do ENEM. Assim, este Trabalho de Conclusão de Curso se propôs a estudar sobre as variações linguísticas que estão presentes nas provas de Espanhol do ENEM a partir de questões retiradas do próprio exame entre os anos de 2010 e 2017. A abordagem do estudo foi qualitativa para aprofundar os conhecimentos sobre a presença da variação linguística do Espanhol na prova do ENEM e, para fundamentar, foram usados autores como Abad (1993), Cezario e Votre (2013), Souza (2015), entre outros. Por fim, o presente trabalho traz uma importante contribuição no que concerne a entender sobre as variedades linguísticas relacionadas à língua espanhola e como ela é abordada em exames do ENEM. Por conclusão, foi observado que existe a exploração da variação linguística nas provas do ENEM dos anos pesquisados, para que o participante possa refletir sobre as mudanças da língua espanhola de acordo com sua região ou de determinados povos.
Descrição: SANTOS, M. S. B. A variedade linguística nas provas de língua espanhola do ENEM. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23765
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Suély Bezerra dos Santos.pdfPDF - Maria Suély Bezerra dos Santos984.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito880.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.