Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23769
Título: A mulher nos cordéis de Maria Godelivie: símbolo de resistência ou reprodução da cultura patriarcal?
Autor(es): Souza, Fabiana Ferreira de
Palavras-chave: Literatura de cordel
Gênero
Autoria feminina na literatura de Cordel
Maria Godelivie
Data do documento: 8-Jun-2021
Resumo: O presente trabalho é uma reflexão acerca da autoria feminina na literatura de cordel a partir de um mapeamento de nomes de mulheres que atuaram e atuam no gênero no estado da Paraíba. Para isso, fizemos um mapeamento por meio de pesquisas na internet e também de contatos via redes sociais com algumas autoras a fim de observarmos como se deu a participação da mulher no contexto do gênero cordelístico, especificamente, no Estado da Paraíba. Após realizado o mapeamento, selecionamos como corpus da pesquisa quatro folhetos de autoria da campinense, Maria Godelivie: E o homem foi criado (2014), Ô! Mulher desnaturada (2014), Tapa trocado não dói (2015) e Ditando regras (2019), observando se a representação da mulher apresentada nos cordéis configura-se como símbolo de resistência ou reproduz estereótipos da cultura patriarcalista. Os pressupostos teóricos que nos serviram de base teórica foram os estudos em torno da questão de gênero e autoria feminina a partir das contribuições de Louro (1997), Rago (1998), Scott (1995), Perrot (2007) e as considerações de Silva (2010) e Queiroz (2006) acerca do gênero cordel. Após a pesquisa realizada, percebemos que ainda há uma minoria de mulheres permeando o universo cordelista no Estado da Paraíba. Algumas ainda ocultadas devido a uma série de questões que discutimos ao longo da pesquisa. Entretanto, é perceptível que essas mulheres que ousaram ir além das represálias encontradas nesse meio se configuram, hoje, como símbolo de resistência ao usarem a escrita como instrumento de luta contra o machismo e a violência de gênero.
Descrição: SOUZA, F. F. A mulher nos cordéis de Maria Godelivie: símbolo de resistência ou reprodução da cultura patriarcal? 2021. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23769
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiana Ferreira de Souza.pdfPDF - Fabiana Ferreira de Souza682.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito692.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.