Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23785
Título: O niilismo em Os Irmãos Karamázov de Dostoiévski: um estudo à luz do antagonismo entre bem e mal
Autor(es): Santana, Jefferson Silva de
Palavras-chave: Filosofia
Niilismo
Existência
Deus
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: Ao pronunciar a palavra Niilismo, é quase que normal, ou até mesmo automático ligá-la a Friedrich Nietzsche (1844 – 1900), filósofo que tanto trabalhou tal termo como troca de uma vida terrena, ordinária, por outra incerta, pós-morte, ou simplesmente crer no nada. A proposta deste artigo é mostrar à luz de Os irmãos Karamázov, como Dostoiévski (1821-1881) precede esse assunto de maneira espetacular. Um tema recorrente em algumas de suas obras, sendo algo que de certa maneira fazia parte da sua vida, ele, um “temente” a Deus, mas totalmente contrário à Igreja enquanto instituição. Contrapondo o ateísmo de Ivan Karamázov à fé cristã constantemente renovada de seu irmão Aliócha, os leitores deleitam-se em espetaculares monólogos que nos levam a reflexões que permeiam a humanidade desde os seus primeiros dias, como a existência ou não de uma ou mais divindades, e como seria o mundo sem um deus.
Descrição: SANTANA, J. S. de. O niilismo em Os Irmãos Karamázov de Dostoiévski: um estudo à luz do antagonismo entre bem e mal. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23785
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc deposito1.pdfPDF - Jefferson Silva de Santana381.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito251.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.