Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23786
Título: (07/06/2022) Avaliação dos impactos da implantação da política pública do P1MC na comunidade sítio Papagaio em Aroeiras-PB
Autor(es): Brasiliano, Suely Andrade
Palavras-chave: Semiárido
Água
Políticas públicas
Data do documento: 7-Jun-2021
Resumo: Diante das dificuldades climáticas no semiárido do nordeste brasileiro, que resulta em altas taxas de evaporação e evapotranspiração, baixos índices pluviométricos, além da possibilidade de anos seguidos com estiagem, as formas alternativas de captação de água para convivência com o semiárido, estão sendo implementadas através de políticas públicas, como o Programa um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC). O objetivo desta pesquisa é avaliar os impactos da implantação do P1MC implantada na comunidade do Papagaio no município de Aroeiras no ano de 2015. O objetivo do PIMC é garantir o acesso aos sistemas de captação de água da chuva, para o consumo humano as famílias que residem na zona rural; e premissa do da política pública a existência de uma mobilização e organização da população rural, visto que, a finalidade do programa se representa na construção física de cisternas de placas, com capacidade de armazenamento de 16.000 litros de água. A captação de água da chuva ocorre por meio do telhado das casas. Para atingir os objetivos foram aplicados questionários com 25 pessoas beneficiadas pelo programa. Nos resultados foi possível constatar os benefícios advindos após a construção das cisternas de placas, como possuir água de melhor qualidade em suas residências, e minimização do tempo para ter acesso à água, deixando de ir buscar distante para o consumo, principalmente beber e cozinhar. Neste sentido, a pesquisa constatou que a implantação das cisternas de placas do programa P1MC foi de grande relevância devido ao fato de ter gerado avanços na comunidade rural supracitada.
Descrição: BRASILIANO, S. A. Avaliação dos impactos da implantação da política pública do P1MC na comunidade sítio Papagaio em Aroeiras-PB. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23786
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Suely Andrade Brasiliano.pdfTCC - Suely Andrade Brasiliano976.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito109.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.