Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23791
Título: Planejamento financeiro em meio à crise: o caso de uma empresa calçadista de Patos-PB.
Autor(es): Nobrega, André Rubens da Silva
Palavras-chave: Planejamento financeiro
Orçamento empresarial
Fluxo de caixa
Microempresa
Data do documento: 2-Jun-2021
Resumo: O planejamento financeiro é o meio pelo qual a empresa pode alcançar seus objetivos, se tornando um mapa para a orientação, coordenação e controle dos passos que uma organização dará visando o que deve ser feito no futuro. A ausência desse planejamento impacta diretamente na sobrevivência causando uma mortalidade precoce das micro e pequenas empresas, inibindo que elas tenham melhor visão sobre o negócio para auxiliar na tomada de decisão. Diante disso, esta pesquisa buscou compreender como o planejamento financeiro é uma ferramenta estratégica na sobrevivência de uma MPE em meio a crise da pândemia, visando apresentar resultados de uma empresa que passou pela experiência de antes e depois do planejamento financeiro, identificando possíveis dificuldades para a implantação adequada desse planejamento na sua gestão. Para obter tais informações, foi realizado um estudo de caso com uma empresa de calçados da cidade de Patos-PB, através de um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa sobre o impacto do planejamento financeiro para sobrevivência dessa empresa. Como resultados, identificou-se que, no início, o empreendedor não utilizou um planejamento para sua gestão financeira, passando por muitas dificuldades para obter um equilíbrio em seu fluxo de caixa, tendo que se reinventar para obter uma certa lucratividade que o permitisse olhar e perceber que precisaria implementar essa gestão para conseguir se consolidar no mercado e crescer como empresa de uma forma sustentável. Entretanto, ainda há lacunas em relação ao conhecimento sobre a área financeira, pois observou-se que o mesmo ainda é muito básico. E suas maiores dificuldades para implementação adequada da administração financeira está relacionada a recursos, sejam eles financeiros, humanos ou relacionados a sistemas de informação, dentre outros.
Descrição: NOBREGA, A. R. S. Planejamento Financeiro em meio à crise: o caso de uma empresa calçadista de Patos-PB. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso Bacharelado em Administração - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23791
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Rubens da Silva Nobrega.pdfAndré Rubens da Silva Nobrega1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfTermo de depósito782.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.